Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Vacina da dengue: Governo compra as primeiras 3,9 milhões de doses

Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde

Vacinação - Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde
Vacinação
Por Emanuele Almeida

22/12/2025 | 13h58

São Paulo, 22/12/2025 – O Ministério da Saúde assinou o contrato para a compra das primeiras doses da vacina contra a dengue produzida integralmente em solo brasileiro. A aquisição foi efetivada na última sexta-feira (19), totalizando R$ 388 milhões para o fornecimento de 3,9 milhões de doses, que serão distribuídas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Vacina contra dengue do SUS mostra proteção por até 7 anos, apontam novos estudos

Quem será vacinado primeiro?

No ato da assinatura, 300 mil doses foram entregues à pasta. Esse lote integra o total de 1,3 milhão de doses já fabricadas, que serão destinadas prioritariamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde que atuam na linha de frente do SUS em todo o País. A imunização desse grupo está prevista para começar no fim de janeiro de 2026.

Também em janeiro, o Ministério da Saúde adotará uma estratégia para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional. Para isso, será realizada uma ação de aceleração da vacinação inicialmente em dois municípios: Botucatu (SP) e Maranguape (CE). Nessas localidades, o público-alvo abrangerá adolescentes e adultos de 15 a 59 anos. Uma terceira cidade, Nova Lima (MG), também poderá integrar a estratégia.

O público prioritário foi definido após reuniões técnicas com especialistas, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI). A nova vacina é quadrivalente, protegendo contra os quatro sorotipos da dengue.

A vacinação da população em geral ganhará escala com o aumento da produção, viabilizado por uma parceria estratégica entre Brasil e China. O acordo prevê a transferência da tecnologia desenvolvida pelo Instituto Butantan para a empresa chinesa WuXi Vaccines, o que poderá elevar a capacidade produtiva em até 30 vezes.

A estratégia nacional começará pelos adultos até 59 anos, com redução gradual da faixa etária até atingir o público de 15 anos. O imunizante apresenta 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos, e 89% de proteção contra formas graves da doença.

Idosos vão ter acesso à vacina da dengue?

Segundo o Instituto Butantan, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a avaliação da vacina na população entre 60 e 79 anos. Caso os resultados sejam satisfatórios, o Ministério da Saúde solicitará à agência a inclusão desse grupo nas recomendações oficiais do imunizante.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias