Nem na geladeira, nem na fruteira: veja o local certo para guardar os morangos

Foto: Envato Elements

Prefira os vermelhos intensos, sem manchas escuras ou sinais de amassado - Foto: Envato Elements
Prefira os vermelhos intensos, sem manchas escuras ou sinais de amassado

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 14/05/2025, às 18h18

Atire a primeira pedra quem nunca comprou uma bandeja linda de morangos e, poucos dias depois, encontrou as frutas murchas, mofadas ou com gosto alterado. A boa notícia é que é possível prolongar a vida útil dessas delícias e o segredo está na forma como você os escolhe e armazena.

Segundo o site Farmingdale Observer, morangos não amadurecem depois da colheita, por isso, é essencial selecioná-los bem. Prefira os vermelhos intensos, sem manchas escuras ou sinais de amassado. As folhas verdes precisam estar frescas são sinais de que a fruta ainda está “viva”. Evite aqueles com partes esbranquiçadas, que indicam colheita precoce.

Já a respeito da armazenagem, ao contrário do que a maioria pensa, nem geladeiras, nem fruteiras oferecem condições ideais para o armazenamento de morangos.

Enquanto as geladeiras podem alterar a textura e o sabor dos morangos, o armazenamento ao ar livre os expõe à umidade ambiente, o que acelera a deterioração.

Assim, ainda de acordo a reportagem citada mais acima, o método ideal de armazenamento combina umidade controlada e circulação de ar.

Para isso, separe um recipiente de vidro ou plástico com tampa. Basta forrar o fundo com papel-toalha para absorver o excesso de umidade. Não feche o pote totalmente! Deixe a tampa entreaberta ou faça pequenos furos, para permitir que o ar circule.

Mantenha o pote em local fresco e escuro, como uma despensa ventilada e se for usar a geladeira, deixe o pote na parte da frente e consuma em até dois dias.

Antes de guardar, um banho rápido de vinagre (1 parte de vinagre para 3 de água) ajuda a eliminar bactérias e fungos. Depois, seque bem, e não lave os morangos antes de guardar nem retire as folhinhas verdes. Esses detalhes ajudam a conservar o sabor e evitar o mofo.

Para um truque extra, mergulhe os morangos em água com mel (1 colher de sopa para 1 xícara de água). Isso cria uma camada natural que conserva e ainda realça o sabor.

Com essas dicas simples, seus morangos vão durar mais, mantendo a textura e o sabor que fazem deles uma das frutas mais amadas do mundo.

Palavras-chave Morangos armazenados dicas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias