Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

50 milhões de brasileiros já usam inteligência artificial, diz pesquisa

Foto: Freepik

A pesquisa revela uma rápida adoção da tecnologia pelos brasileiros - Foto: Freepik
A pesquisa revela uma rápida adoção da tecnologia pelos brasileiros

Por Emanuele Almeida

redacao@viva.com.br
09/12/2025 | 11h00

São Paulo, 09/12/2025 - No Brasil, 50 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais já utilizam a Inteligência Artificial (IA). É o que aponta a pesquisa TIC Domicílios 2025, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br, divulgada nesta terça-feira.

Leia também: Apenas 27% das empresas brasileiras têm regras para uso de IA

A pesquisa revela uma rápida adoção da tecnologia pelos brasileiros e introduz, pela primeira vez, este indicador na pesquisa que é realizada desde 2005. No entanto, apesar do avanço, o uso da IA ainda é desigual no país: a proporção daqueles que utilizam essas ferramentas chega a 69% na classe A, mas cai para 16% nas classes D e E. Da mesma forma, 59% dos usuários com ensino superior adotaram a IA, em contraste com 17% daqueles com ensino fundamental.

Como os brasileiros utilizam IA?

A principal finalidade declarada para o uso foi "fins pessoais" (84% dos que usaram IA). O levantamento mostra também a inserção da tecnologia na educação, uma vez que 8 em cada 10 estudantes de escolas ou universidades recorreram à IA para realizar pesquisas ou trabalhos acadêmicos.

Entre aqueles que não utilizaram IA, a falta de habilidade foi um motivo mais frequente entre os que possuem apenas o Ensino Fundamental (65%), fator que reforça a desigualdade no acesso e uso de tecnologias.

Leia também: Entenda o que a síndrome de Frankenstein e como ela se relaciona com a IA

A expansão da IA generativa evidencia os desafios da inclusão digital no Brasil. O acesso à tecnologia não é suficiente se a conectividade for limitada ou se faltarem habilidades digitais. Esse cenário indica que os benefícios da IA, como ganhos de produtividade e novas formas de aprendizado, podem continuar concentrados nos grupos que, historicamente, já possuem mais oportunidades, analisa Fabio Storino, coordenador da pesquisa TIC Domicílios.

Acesso à internet

A pesquisa também destaca a persistente desigualdade no acesso à internet no Brasil: 28 milhões de brasileiros não são usuários da internet, dos quais 16 milhões são adultos com mais de 60 anos.

Porém, no que diz respeito às pessoas pessoas que acessam a internet exclusivamente pelo celular, o grupo de pessoas com mais de 60 anos lidera, com 81% de adesão, em comparação com a faixa etária de 16 a 24 anos, que apresenta 56% de adesão pelo celular.

Apenas 20% da população está na faixa mais alta das condições de acesso. Isso nos obriga a olhar além do uso em si, considerando também a qualidade do acesso da população à internet, afirma o coordenador da pesquisa TIC Domicílios.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias