Aprenda como saber se um celular é resistente
Envato
08/12/2025 | 14h27 ● Atualizado em 17/12/2025 | 10h30
São Paulo, 17/12/2025 - Bateria, memória, velocidade, som. Nada disso importa se um celular quebra. Entre todas as caraterísticas de desempenho, a escolha de um aparelho com a resistência ideal é fundamental.
Boa parte da proteção de um celular está no seu material de construção. Celulares de titânio, como o Galaxy S24 Ultra, iPhone 15 Pro ou Xiaomi 14 Pro, naturalmente sobrevivem melhor às intempéries. No entanto, este tipo de material está presente apenas nos modelos mais recentes e caros.
Leia também: Como reforçar a proteção do seu celular para o caso de um roubo
Enquanto isso, modelos feitos de plástico podem ter uma estrutura menos estética, mas oferecem durabilidade a quedas superior a certos modelos de metal. E, para além do material, a indústria de smartphones usa termos e certificações próprias. Entenda as principais a seguir:
Resistência a água e poeira
A certificação IP (ingress protection, ou "grau de proteção", em português) é um padrão internacional definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) que mede o nível de proteção dos aparelhos eletrônicos a água e poeira. O número IP é dividido em dois dígitos, um para cada elemento.
O primeiro digito se refere ao grau e proteção a poeira, e é importante para saber o quanto um celular sobrevive a um ambiente sujo. O grau vai de 0 a 6, representando:
- 0: Sem proteção.
- 1: Proteção contra objetos com 50 mm de diâmetro.
- 2: Proteção contra objetos com 12,5 mm de diâmetro.
- 3: Proteção contra objetos sólidos com 2,5 mm de diâmetro.
- 4: Proteção contra objetos sólidos com 1,0 mm de diâmetro (cabos e parafusos, por exemplo).
- 5: Proteção contra poeira.
- 6: Totalmente vedado.
Já o segundo dígito se refere ao grau de resistência a água. É importante lembrar que nenhum aparelho é completamente a prova d'água, com essa medida servido para avaliar o desempenho do celular durante fortes chuvas ou quedas acidentais em local molhado, e não um uso proposital debaixo d'água. O grau vai de 0 a 9, representando:
- 0: Sem proteção.
- 1: Protegido contra chuvas leves, desde que o celular não esteja inclinado.
- 2: Protegido contra chuvas leves, desde que o celular esteja pouco inclinado.
- 3: Protegido contra borrifos d’água.
- 4: Protegido contra jatos água fracos, como uma torneira aberta, por até 10 minutos.
- 5: Protegido contra jatos d’água fracos por até 15 minutos.
- 6: Protegido contra jatos d’água potentes por três minutos
- 6K: Protegido contra jatos d’água mais potentes por três minutos.
- 7: Protegido contra imersão até um metro por 30 minutos.
- 8: Protegido contra a imersão contínua, por no máximo três metros (podendo variar dependendo do fabricante).
- 9: Protegido contra água proveniente de jatos quentes e vapor (até 80°C).
Deste modo, celulares com IP69, como o Realme C75, representarão a proteção máxima contra a entrada de substâncias, enquanto celulares com IP 67, como o Galaxy A26, possuem proteção contra poeira e resistente a um mergulho na água de até um metro de profundidade.
Resistência a impacto
Outro termo popular entre as marcas é a "ultrarresistência militar". Isso significa que o aparelho possui a certificação MIL-STD-810, criada pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos para avaliar a tecnologia militar.
Na prática, um celular com a certificação não precisa ter passado por todos os 28 testes criados para a MIL-STD-810, mas sim aqueles possam impactar mais diretamente o usuário. Além de altas temperaturas e umidade, a verificação mais comum é a de resistência a impacto; garantindo que os dispositivos que possuem sigla sobrevivam melhor a quedas do que os que não possuem.
Como saber se um celular é resistenta antes de comprá-lo?
Essas informações costumam estar disponíveis nas lojas online que vendem o produto. Por exemplo, na plataforma de vendas Mercado Livre pode ser encontrada nas especificações do produto, na parte relacionada à "Design e resistência", enquanto no site Amazon pode ser localizado ao final da página, na "Tabela Comparativa".
Caso a loja não forneça a informação, é possível buscar pelo nome do produto no site do fabricante – como a Samsung para um Galaxy ou a Apple para um iPhone – e verificar a parte de "especificações".
Já para a compra em uma loja física, é possível solicitar ao vendedor que informe as certificações do produto, conferindo no sistema da loja.
* Estagiário sob supervisão de Bianca Bibiano.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
