Envato
Por Felipe Cavalheiro
[email protected]Graças aos dados importantes que temos nos nossos celulares, o possível prejuízo de um roubo vai além do valor do aparelho. Mesmo com a adição de senhas e biometrias, ainda existe o risco de um furto com o aparelho desbloqueado e uma miríade de outras técnicas usadas pelos criminosos para roubar as informações.
Confira abaixo algumas configurações simples, sem a necessidade de baixar aplicativos, que podem fazer toda a diferença para sua privacidade e segurança.
Os smartphones são programados para, quando a tela desligar, bloquear a tela automaticamente após um tempo. Para casos como furtos durante o uso, o quão menor for este tempo, menores as chances do ladrão ter acesso.
Para os dispositivos Android, basta abrir o aplicativo das configurações, entrar em “tela de bloqueio”, “config. da tela de bloqueio” e “Bloquear autom. com tela desligada”. É recomendado escolher a opção “instantaneamente”, para o celular bloquear assim que a tela for desligada.
As pastas seguras são uma opção do sistema Android. Com ela, mesmo que o celular esteja desbloqueado, os aplicativos e arquivos guardados nela recebem uma segunda senha.
Para ativar a pasta segura você precisa abrir as configurações, buscar por “segurança e privacidade” e selecionar “pasta segura”. Agora, é só criar uma senha. Lembre-se de não anotar ela em apps dentro do próprio celular!
Achando a pasta segura na tela inicial, você arrasta os aplicativos desejados ou usa o botão “+”. Recomendável especialmente para apps de bancos ou aqueles que tenham informações pessoais.
E possível diminuir o tempo que o seu iPhone leva para bloquear sozinho após um tempo, assim evitando que ele esteja desbloqueado quando por furtado do bolso ou mochila.
Faça isso indo em “ajustes”, depois “tela e brilho”, “bloqueio automático”, e diminuir o tempo para o menor possível.
Mesmo com o celular bloqueado, os criminosos ainda conseguem fazer alterações prejudiciais no aparelho. Para evitar isso, os usuários de iOS podem entrar em “ajustes”, e buscar por “Face ID e código”. Lá, existe um grupo chamado “permitir acesso quando bloqueado”. Basta desmarcar as seguintes opções:
Diferente do Android, o iOS não oferece uma proteção de pasta segura, para o caso do celular ser pego desbloqueado. Mas, para estes casos, é possível criar uma armadilha nos aplicativos mais sensíveis, fazendo o iPhone se bloquear assim que forem acessados.
Para isso, você precisa buscar pelo aplicativo “Atalhos” e “Automação” na parte inferior da tela. Em seguida, escolha a opção “Nova automação”, e “App”, para selecionar então os aplicativos sensíveis, como os de bancos e os que contém seus documentos.
Depois, selecione a opção para quando “For aberto” e escolha “executar imediatamente”. Clique em “Seguinte” e selecione a opção “Definir Bloqueio de Orientação”. Depois, digite “Bloquear tela” e confirme no “OK”.
Mesmo depois que o celular for roubado é possível entrar em sua conta Google (Para Android) ou Apple (para iPhone) em outro aparelho, seja smartphone ou computador, e restringir uma série de ações prejudiciais.
Agora, além do celular ser bloqueado, os cartões de pagamento do Apple Pay são suspensos e a localização do aparelho pode ser rastreada.
Agora, além do bloqueio co senha, sua conta Google será desconectada do aparelho e os cartões de pagamento serão removidos da sua Carteira do Google. Mesmo desconectado, o aparelho ainda poderá ser rastreado.
O Celular Seguro BR é um aplicativo disponibilizado pelo governo para auxiliar na localização e proteção dos aparelhos furtados. Com ele, você consegue rastrear o celular. Saiba mais aqui!
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.