Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 19/08/2025 - Com cada vez mais brasileiros utilizando o celular para movimentar suas finanças, os aplicativos de banco se tornaram alvo frequente de criminosos. O risco é ainda maior em casos de roubo de aparelho ou golpes digitais.
Uma das estratégias que pode ajudar a proteger dados sensíveis é ocultar esses aplicativos no smartphone, dificultando o acesso de terceiros.
Leia também: Aprenda a gravar ligações pelo celular de forma simples e dentro da lei
Tanto celulares Android quanto iPhones oferecem funções próprias para ocultar aplicativos. Embora não garantam proteção total, já que criminosos experientes podem tentar burlar esses sistemas, esses recursos funcionam como uma camada extra de segurança.
No Android
(O processo pode variar de acordo com a marca do aparelho, como Samsung, Xiaomi ou Motorola).
No iOS (iPhone com iOS 18)
Leia também: 5 aplicativos para proteger suas senhas de forma segura
Embora os iPhones já contem com recursos eficientes, os celulares Android podem precisar de aplicativos extras para reforçar a proteção. Veja alguns exemplos:
Bloquear aplicativos: Applock – Simples e funcional, protege com PIN e limita tentativas de desbloqueio.
Bloqueio de Aplicativos: Senha – Inclui a função “selfie do invasor”, que tira foto de quem errar a senha.
Leia também: Sua conta está segura? Veja como ativar a autenticação em dois fatores
Esconder aplicativos de banco pode dificultar a vida de criminosos, mas não substitui medidas essenciais como não compartilhar senhas, ativar autenticação em dois fatores e manter o sistema atualizado.
Assim, você garante que, mesmo em caso de perda ou roubo do celular, suas informações financeiras estarão mais protegidas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.