Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 29/07/2025 - Com a crescente onda de crimes digitais e golpes aplicados por aplicativos de mensagem e redes sociais, garantir a segurança das suas contas se tornou uma necessidade urgente. Um dos recursos mais eficazes para impedir acessos indevidos é a autenticação em dois fatores, também chamada de verificação em duas etapas.
A tecnologia adiciona uma camada extra de proteção e pode ser habilitada em plataformas como WhatsApp, Instagram e em diversos apps.
Segundo informações do Gov.br, esse método de segurança funciona como uma segunda linha de defesa. Ou seja, mesmo que alguém tenha sua senha, ainda será necessário confirmar a identidade com um segundo código temporário, geralmente gerado por um aplicativo ou enviado por SMS.
Na conta gov.br, por exemplo, após digitar o CPF e a senha, o usuário precisa inserir um código fornecido pelo app instalado no celular. É uma forma eficaz de impedir que terceiros acessem dados sensíveis usando apenas o CPF e uma senha vazada.
Leia também: Conheça quais são os tipos de golpes digitais e como se proteger
A verificação em duas etapas tem se mostrado uma das formas mais eficientes de reduzir golpes como clonagem de WhatsApp, criação de contas falsas e pedidos de dinheiro por mensagens enganosas.
Esse tipo de ataque geralmente começa com o acesso a informações básicas da vítima, como número de telefone, nome e foto, facilmente encontrados em redes sociais. Com esses dados, criminosos se passam por conhecidos e enviam mensagens pedindo transferências urgentes por Pix ou divulgando falsas promoções e oportunidades de emprego.
Leia também: 5 aplicativos para proteger suas senhas de forma segura
No WhatsApp, esse recurso se chama confirmação em duas etapas. Ele solicita um PIN de seis dígitos criado pelo usuário, além do tradicional código enviado por SMS.
Como medida adicional, é possível cadastrar um e-mail para redefinir o PIN, caso o usuário o esqueça. O WhatsApp também exibe lembretes semanais para evitar que a senha seja esquecida e permite desativar ou alterar o PIN e o e-mail cadastrado a qualquer momento nas configurações do aplicativo.
Esse processo ajuda a reforçar a segurança da sua conta e prevenir acessos não autorizados.
Leia também: Perdeu o acesso ao Gmail? Veja como recuperar sua conta do Google com segurança
Já no Instagram, a autenticação de dois fatores pode ser ativada por SMS, aplicativo de autenticação (como o Google Authenticator) ou até mesmo via WhatsApp.
Caso alguém tente entrar na conta por um novo dispositivo, o usuário será notificado e precisará fornecer o código gerado por um dos métodos escolhidos. Também é possível marcar dispositivos confiáveis para evitar a repetição do processo em aparelhos pessoais e seguros.
Esse processo ajuda a manter sua conta mais segura, especialmente em acessos realizados por dispositivos desconhecidos.
Além de ativar a autenticação em duas etapas, é importante manter os aplicativos atualizados, criar senhas fortes e desconfiar de qualquer mensagem com tom de urgência ou com erros de escrita.
Nunca compartilhe códigos de verificação com terceiros e, se possível, evite salvar senhas no celular. Em caso de dúvida sobre a veracidade de uma mensagem, entre em contato diretamente com a pessoa antes de tomar qualquer decisão.
Leia também: 64% dos idosos brasileiros já caíram em golpes digitais; veja detalhes
Proteger suas contas digitais é uma ação simples que pode evitar grandes prejuízos. A tecnologia está disponível gratuitamente nas principais plataformas e pode ser ativada em poucos minutos. A segurança digital começa com escolhas conscientes, e a autenticação em duas etapas é uma delas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.