Gerenciador de senhas: Diga adeus ao caderninho

Envato

Quanto trabalho temos anotando cada nova senha? Apps ajudam nessa tarefa - Envato
Quanto trabalho temos anotando cada nova senha? Apps ajudam nessa tarefa

Por Felipe Cavalheiro

[email protected]
Publicado em 29/04/2025, às 15h27 - Atualizado em 30/04/2025, às 08h27

Você cria uma conta em um site novo, e chega no momento decisivo: criar uma senha de login. Cada vez são mais detalhes, símbolos e números exigidos para que você tenha uma “senha forte”. E cada vez mais difícil de decorá-las. 

Uma solução comum é usar com caderno físico, com todas as senhas de cada site anotadas à mão, tendo sempre que estar ao alcance. Mas existe uma maneira de reunir todas elas, protegidas mesmo no ambiente digital, de maneira simples: usar um gerenciador de senhas. 

O que são gerenciadores de senha

Gerenciadores de senha são como cofres digitais, que usam como chave uma única senha mestra e mantém dentro deles as suas demais senhas. Quando entra em um site, ele preenche automaticamente com suas informações de login.  

Normalmente, eles também trazem a opção de gerar senhas fortes automaticamente, e muitos servem como preenchedores automáticos para vários outros dados, como cartões e documentos. 

Gerenciadores de senha são seguros?

Depositar as chaves de tantas contas importantes em um único local pode causar hesitação. No entanto, os gerenciadores possuem várias camadas de segurança que os tornam muito mais seguros do que anotar em notas do celular, por exemplo. 

Primeiramente, a segurança é garantida por criptografia. Além disso, os gerenciadores usam um princípio de “Arquitetura de Conhecimento Zero” em seu código, que se baseia na criptografia sendo feita independente dos funcionários do gerenciador, que não possuem acesso aos seus dados, prevenindo qualquer vazamento interno. 

Os gerenciadores não são uma fortaleza impenetrável. Alguns como LastPass ou 1Password já sofreram ataques hackers no passado. Porém, segundo estas empresas,  graças ao “conhecimento zero”, mesmo nestes casos os invasores não conseguiram obter dados dos clientes. 

Qual gerenciador usar?

Diversas empresas oferecem o serviço de gerenciamento de senhas, é importante escolher qual melhor se adapta a você e ao que precisa. 

A opção mais simples são os gerenciadores vindos de navegadores, como do Google, Safari ou Fire Fox. Eles são facilmente encontrados nas opções de segurança da conta, e se integram a todos os dispositivos que estiverem com os mesmos navegadores e contas, além de serem gratuitos. 

No entanto, alguns questionam se a praticidade de depender somente do login de navegador, que substitui a chave mestra, poderia acarretar problemas de segurança. Além disso, alguns dos recursos mais completos de segurança não estão disponíveis. 

A outra opção é buscar um gerenciador de um fornecedor específico. Esses programas costumam ser pagos, apesar de alguns como o NordPass e Bitwarden oferecem versões tanto gratuitas quanto pagas. 

Fora a função padrão de preenchimento de senha, os usos disponíveis para cada plano variam de empresa para empresa. A versão gratuita da Bitwarden, por exemplo, vasculha a internet para caso alguma senha sua tenha sido roubada e sugere senhas fortes, enquanto a NordPass só oferece essas possibilidades na versão paga. 

Criando e cuidando de sua senha mestra

A sua senha mestra será a única que realmente precisará ser decorada, e merece atenção. Para ela, a tradicional tática de anotar em um papel pode funcionar. Além disso, pensar em iniciais de frases que você lembre facilmente, e substituir algumas letras por números, como “Eu Amo Muito Paris, Foi Em 1998” virando “E4MPFE98” podem ser maneiras fáceis de memorizar. 

Se quiser ter certeza de que a senha está boa, pode usar um site como o “How Secure Is My Password?”. O importante é que esta senha seja segura e, tendo essa sempre em mente, deixar que a máquina cuide das outras para você.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias