Conheça canais de denúncia de violência contra a pessoa idosa

Adobe Stock

Abandono de incapaz é um dos crimes mais brutais - Adobe Stock
Abandono de incapaz é um dos crimes mais brutais

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 19/08/2025, às 18h07

São Paulo, 19/08/2025 - Respeitar e proteger a pessoa idosa é uma responsabilidade que envolve tanto a família quanto a sociedade. Situações de abandono, negligência ou violência ainda acontecem e configuram crime previsto em lei.

Leia também: PLs que combatem violência contra idosos pedem punição, e não prevenção

O que diz a legislação?

De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), deixar uma pessoa com mais de 60 anos sem assistência necessária é crime. Isso inclui situações em hospitais, instituições de longa permanência ou mesmo em casa, quando há o dever legal de cuidado.

A pena pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de multa. Essas medidas têm como objetivo proteger a integridade física e emocional da pessoa idosa e coibir atos de negligência e abandono.

Leia também: Lei aumenta pena para abandono de idosos; saiba quantos anos de prisão

Como denunciar casos de violência contra pessoa idosa? 

Para fazer uma denúncia anônima, a nível nacional, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos disponibiliza o Disque 100. Desde julho deste ano, o canal tem atendimento priorizado para relatos de violência contra a pessoa idosa, com protocolos e atendimento especializado.

Outros 23 Estados do País têm delegacias especializadas em crimes contra a população idosa, mas delegacias comuns também registram denúncias de violência contra essa população.

Leia também: 'Violência contra os idosos é cultural no País', diz criadora do Disque 100

O ministério público e conselhos estaduais e municipais de direito a pessoa idosa também disponibilizam canais, assim como os serviços de assistência social, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). 

Além disso, cada município tem mecanismos próprios de combate contra a violência, como no caso da Prefeitura de São Paulo, que oferece diferentes canais para facilitar esse processo, tanto presencialmente quanto pelo portal SP156

Em casos de emergência de risco imediato, acione a Polícia Militar através do Disque 190

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias