Escola do Teatro Bolshoi usa IA para ajudar na captação de doações fiscais
Divulgação/Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
28/01/2026 | 09h45
São Paulo, 28/01/2026 - Para uma entidade que busca patrocínio por meio de doações de empresas que se valem de renúncia fiscal do Imposto de Renda, a tarefa de captação de recursos é trabalhosa. É preciso escolher potenciais doares conforme a aderência da marca, o histórico de doação, a capacidade de destinação do Imposto de Renda e as pessoas certas com quem falar.
Leia também: PL propõe sistema de governança para a inteligência artificial no País
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do famoso teatro Russo no País, transformou este processo de horas em poucos comandos, usando um Modelo de Inteligência Artificial desenvolvido em parceria com a Amazon Web Services (AWS). Com a automação, a equipe de mobilização de recursos projeta um crescimento de 40% no número de empresas parceiras já no próximo ano.
A diretora-administrativa do Bolshoi no Brasil, Célia Campos, destaca a velocidade do novo modelo:
“A ferramenta é capaz de identificar uma empresa que nem conhecemos em poucos segundos. Ela ampliou de forma expressiva nossa capacidade de alcançar o público certo: organizações que têm perfil para contribuir, inclusive aquelas que nunca destinaram imposto”.
Impactos da automação
Sediado em Joinville (SC), o Bolshoi Brasil destina os recursos das empresas parceiras para oferecer bolsas integrais no ensino de dança clássica, além de material didático, figurinos e outras necessidades dos alunos. Atualmente, a escola ensina 240 dançarinos; dos quais 38% deles vivem em famílias com renda de até um salário mínimo.
A evolução começou com a criação de uma estratégia de dados, incluindo a implantação de um Data Lake — uma espécie de "lago de dados" que armazena grandes volumes de informação.
“Essa base permitiu o uso de IA para identificar padrões de patrocínio, comportamento de doadores e ganhos operacionais. Mais do que solucionar desafios imediatos, estabelecemos uma estrutura escalável para sustentar o crescimento do Bolshoi nos próximos anos”, destaca o diretor-geral da AWS no Brasil, Cleber Morais.
O que é renúncia fiscal
A renúncia fiscal funciona como um método contábil para que uma empresa ou instituição contribua com estímulo econômico ou projetos sociais. Através dela, o governo abre mão de receber parte do imposto em troca do investimento social ou econômico.
Conforme explica a Receita Federal, as formas de doação são:
Pessoa física
Para o contribuinte que faz a declaração completa do Imposto de Renda, é possivel destinar parte do imposto para projetos sociais, de modo a aumentar a restituição ou diminuir o valor a pagar.
Na hora de preencher a declaração, você pode escolher doar parte do imposto para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente ou Fundos da Pessoa Idosa, municipais, estaduais ou nacionais. O limite da contribuição é de até 6% do imposto devido.
Pessoa jurídica
Se a empresa usa o regime de lucro real, ela pode destinar parte do imposto para projetos sociais ao longo do ano — de forma trimestral ou anual. O valor que pode ser destinado é calculado sobre o imposto de renda antes do adicional.
As doações podem ser feitas para:
- Fundos da criança, do adolescente e da pessoa idosa
- Projetos de incentivo à cultura
- Projetos de incentivo à atividade audiovisual
- Projetos de incentivo à reciclagem
- Projetos esportivos
- Pronon – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica
- Pronas/PcD – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência
Cada tipo de projeto tem um limite próprio de quanto pode ser doado, entre 1% a 4% do imposto devido. As doações feitas pela empresa devem ser registradas na Escrituração Contábil Fiscal (ECF), dentro do sistema Sped, que é usado para enviar informações fiscais à Receita Federal.
Estagiário sob supervisão de Luana Pavani
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
