Veja como criar slides para apresentações em segundos usando IA
Reprodução/Google
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 18/11/2025 - O Gemini, como se chama a ferramenta de inteligência artificial do Google, ganhou uma atualização que promete transformar a forma como criamos apresentações. Com a nova função integrada ao Canva, basta dar um comando de texto ou enviar um arquivo para que ele monte, em segundos, os slides, prontos para uso.
Você pode simplesmente digitar algo como “crie uma apresentação sobre [tema]” ou fazer upload de um documento (como relatório, artigo ou anotações). A IA, então, reformula o conteúdo em uma sequência lógica de slides, com tema visual, imagens e estrutura organizada.
Além disso, há a possibilidade de customizar: é possível pedir que o Gemini utilize cores, fontes e imagens específicas. Quando a apresentação estiver pronta, você pode exportá-la direto para o Google Slides, onde poderá refiná-la ainda mais.
Leia também: Alura e Google abrem 190 mil vagas para curso gratuito de Imersão IA
O que muda na prática
Essa função elimina a parte mais manual e demorada de fazer uma apresentação do zero. Em vez de encarar uma tela em branco, o usuário já recebe um esboço visual com os principais pontos estruturados.
A novidade também amplia o uso do Canva, que antes servia apenas para revisar textos e códigos com a ajuda da IA. Agora, ele se torna uma ferramenta completa para criação visual e de conteúdo visual estruturado.
Leia também: Motorola libera Copilot Vision com IA em tempo real; veja como funciona
Quem pode usar
Inicialmente, o recurso foi liberado para assinantes do Gemini Pro, mas o Google informa que o recurso será expandido para usuários gratuitos nas próximas semanas.
Também será necessário usar o site web do Gemini para acessar a função: vá em “Ferramentas”, selecione “Canva” e então peça para “criar uma apresentação”.
Leia também: ChatGPT agora lê seus arquivos do Google Drive e até grava reuniões por áudio; veja como
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
