Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Concursos 2026: confira oportunidades, provas confirmadas e dicas de estudo

Envato

2026 é um ano promissor para concurseiros, com provas federais e estaduais confirmadas - Envato
2026 é um ano promissor para concurseiros, com provas federais e estaduais confirmadas
Por Bianca Bibiano

07/01/2026 | 14h34

São Paulo, 07/01/2026 - Este ano promete concorrido no universo dos concursos públicos e candidatos já se preparam para disputar vagas em áreas como segurança pública, educação, controle e carreiras federais em provas esperadas em todo o Brasil. 
Um dos grandes destaques do primeiro semestre é o concurso para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado pela FGV Conhecimento, com 9.500 vagas. As provas acontecem em março e as inscrições estão encerradas. Mas outras oportunidades estão com inscrições abertas ou com abertura prevista para este ano.
Veja a seguir as principais recomendações e dicas para se preparar.

Concursos mais esperados para 2026

Entre os confirmados, destacam-se as seleções federais para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que anunciaram edital conjunto em dezembro para 60 vagas e salários de até R$ 9.861,23. 
Outro destaque é o processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de oficiais, cujas inscrições encerram amanhã. Com inscrições abertas também há o concurso para a Câmara dos Deputados, que recebe candidatos até o dia 26. 
Na lista das expectativas estão os editais da Polícia Militar do Estado de Alagoas e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, ainda sem confirmação. Além disso, concursos para carreiras bancárias e de controle também figuram na lista de mais esperados, com os do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste (BNB) e do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, com expectativa de que tenham editais publicados para este mês. 

Concursos não confirmados

Nem todos os concursos previstos para 2026 têm confirmação prática, gerando mais expectativas do que confirmações. O Ministério das Relações Exteriores, por exemplo, solicitou 100 vagas para oficiais de chancelaria, mas ainda aguarda aprovação orçamentária para avançar nos trâmites.
Enquanto isso, as movimentações para cargos de destaque, como na Polícia Rodoviária Federal e na Receita Federal, continuam como apostas fortes, mas seguem sem datas definidas para lançamento de editais. A espera por confirmação não desanima candidatos, que devem ficar atentos a possíveis publicações ao longo do ano.

CNU vem aí

Outra expectativa era a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), que na primeira edição contou com 3.652 vagas distribuídas em 35 órgãos federais, mas a ministra Esther Dweck afirmou em dezembro que o governo descartou a possibilidade devido ao ano eleitoral, mas que as nomeações do concurso anterior não serão afetadas. A expectativa é que a próxima seleção aconteça em 2027.
Para Bruno Bezerra, professor do Estratégia Concursos e auditor-fiscal da Receita Federal, o “ENEM dos Concursos”, como foi apelidado,  é uma prova que exige muito mais do que força de vontade. “O CNU exige uma preparação inteligente, porque há conteúdos comuns a diversos blocos temáticos. Entender como se organizar com base nisso pode fazer toda a diferença na hora da prova”, explica. 
Caio Temponi, 17 anos, já foi aprovado em 18 exames
Caio Temponi, 17 anos, já foi aprovado em 18 exames - Arquivo pessoal

Dicas para quem vai fazer um concurso público

Segundo Claudio Matos, cofundador da plataforma de ensino gratuito Kultivi, o acesso a uma preparação estruturada é um fator determinante, especialmente em um ano com tantas provas.
“Além do custo, a principal dificuldade do candidato é organizar o que estudar e manter a constância. Hoje, existem cursos gratuitos que ajudam a reduzir essa barreira inicial e permitem que mais pessoas se preparem com qualidade, independentemente da condição financeira”.
Também nessa linha, Bruno Bezerra recomenda aos candidatos optar por cursos que ofereçam PDFs, vídeoaulas e questões comentadas. "Assim, o candidato adapta os estudos ao seu estilo e otimiza a aprendizagem”, esclarece.
Ele observa que organizar o tempo entre teoria, exercícios e revisões é indispensável na rotina de estudos. "Estudar em blocos com pausas regulares, como 50 minutos de estudo e 10 minutos de descanso, por exemplo. E incluir momentos de lazer e sono adequado para manter a saúde mental em dia até a prova”, complementa.
Segundo o estudante Caio Temponi, que aos 17 anos já foi aprovado em 18 vestibulares e se destaca nas redes socais com dicas para candidatos, o essencial é começar a estudar antes mesmo de sair o edital do concurso.
"Quem começa cedo cria vantagem competitiva, porque chega no edital apenas ajustando detalhes, não correndo contra o relógio". Para isso, use referências de editais anteriores".
Com essa prática, o jovem, que é pesquisador pelo CPAH - Centro de Pesquisa e Análise Heráclito, diz que o candidato ganha tempo para praticar, e indica estudar todo dia, mesmo "nos dias ruins". "Quanto mais você treina, mais previsível o exame se torna pois você passa a entender melhor os padrões e relacioná-los com as informações técnicas que você tem”, explica.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias