Adobe Stock
Por Fabiana Holtz, do Broadcast
[email protected]São Paulo, 12/05/2025 - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promoverá nos próximos cinco dias, durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), campanhas de comunicação em suas redes sociais incentivando a população a conhecer o seu Índice de Saúde Financeira (I-SFB). O objetivo é ajudar as pessoas a compreender sua situação financeira e identificar possíveis pontos de melhoria, rompendo ciclos de endividamento.
Desenvolvido pela Febraban e pelo Banco Central, o índice pondera comportamentos, estresse financeiro e nível de conhecimento sobre finanças para calcular uma pontuação entre 0 e 100, que vai de “ruim” a “ótima”, indicando o nível de saúde financeira. Quanto maior a sua pontuação melhor é o seu grau de saúde financeira.
Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania e Relações com o Consumidor da Febraban, o I-SFB parte de um questionário bastante simples para que o consumidor consiga fazer sozinho seu diagnóstico. A partir dessa ferramenta é possível identificar suas vulnerabilidades, incluindo endividamento.
Você consegue ter acesso a essa ferramenta através do portal I-SFB da Febraban. Basta responder a 18 perguntas, que vão da sua autopercepção da situação financeira, renda, gastos, dívidas a hábitos de consumo. Feito isso, você terá acesso a dicas que vão te ajudar a avaliar onde é possível reduzir gastos e reorganizar o orçamento.
A parceria com a Mooney Edu, especializada em alfabetização financeira que desenvolveu o aplicativo App Mooney, é outra iniciativa que a Febraban promoverá durante a Semana Enef.
Serão disponibilizadas 10 mil licenças gratuitas para o App Mooney, liberado para Android e iOS, válidas por 12 meses. Com foco nos jovens, essa plataforma de educação financeira busca trabalhar os conceitos básicos da educação financeira de forma prática e divertida.
O link para download do app estará disponível no blog Meu Bolso em Dia Febraban, até o limite das licenças disponibilizadas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.