Acordo UE-Mercosul: veja as próximas etapas para tratado começar a valer
Ricardo Stuckert/PR
09/01/2026 | 12h27 ● Atualizado | 14h36
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a aprovação foi uma vitória do diálogo e da negociação. Afirmou, ainda, que se trata de um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. "Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos", afirmou o presidente.
"Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões", acrescentou o presidente na rede social X.Próximas etapas
O acordo só produz efeitos jurídicos após a ratificação interna nos países-membros - incluindo consentimento do Parlamento Europeu e aprovação de Estados da UE -, mas existe a possibilidade de aplicação provisória de partes comerciais antes da ratificação completa se ambos os lados assim decidirem.
- Redução e Eliminação de tarifas alfandegárias - O acordo prevê a eliminação gradual das tarifas sobre a maior parte dos bens comercializados entre os blocos, facilitando o fluxo de mercadorias industriais e agrícolas. A maioria dos produtos exportados por ambos os lados terá tarifa zero ou tarifas muito reduzidas ao longo de um cronograma negociado de até 15 anos.
- Acesso ampliado a mercados - Empresários do Mercosul e da UE terão acesso preferencial aos mercados uns dos outros, especialmente para setores como máquinas, químicos, automóveis, produtos agrícolas e industriais - com grande número de itens beneficiados com tarifa zero já após a entrada em vigor.
- Cotas específicas em produtos agrícolas - Em alguns produtos considerados mais sensíveis, como carne bovina, arroz e mel, o acordo cria cotas com tarifas reduzidas que serão gradualmente ampliadas ao longo de alguns anos, em vez de livre acesso imediato e irrestrito. A preocupação com uma inundação de itens do Mercosul no mercado europeu é uma das principais preocupações da França.
- Compromissos ambientais e desenvolvimento sustentável - O texto inclui capítulos sobre sustentabilidade e meio ambiente, com compromissos vinculantes, inclusive cláusulas sobre produtos “deflorestados” - significando que, ao entrar em vigor, somente produtos que comprovem não contribuir para desmatamento ilegal poderão ser importados sob as preferências do acordo.
- Manutenção e respeito a padrões sanitários e fitossanitários - Embora o comércio seja facilitado, os padrões rigorosos de segurança alimentar e sanitária da UE não mudam: produtos importados devem continuar a cumprir as normas da UE.
- Regras de origem, serviços e propriedade intelectual - O acordo inclui regras modernas sobre origem dos produtos, comércio de serviços, proteção de direitos de propriedade intelectual, e maior previsibilidade jurídica para investidores e empresas de ambos os lados.
Contexto geopolítico
Cronograma UE-Mercosul
O esquema simplificado abaixo não substitui os anexos tarifários detalhados - que contam com milhares de linhas.
Ano 0 - Entrada em vigor imediata
Ano 5 - Primeira grande rodada de liberação
Ano 10 - Consolidação do acordo
Ano 15 - Liberalização máxima prevista
Próximos eventos
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
