Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

FGTS: governo libera R$ 3,9 bilhões para demitidos do saque-aniversário

Joédson Alves/Agência Brasil

O pagamento dos saldos remanescentes do FGTS segue até 12 de fevereiro, divulgou o MTE - Joédson Alves/Agência Brasil
O pagamento dos saldos remanescentes do FGTS segue até 12 de fevereiro, divulgou o MTE
Por Bárbara Ferreira

28/01/2026 | 18h25

São Paulo, 28/01/2026 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começa a distribuir R$ 3,9 bilhões da segunda parcela dos recursos retidos de trabalhadores e trabalhadoras demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025, que optaram pelo saque-aniversário. Os pagamentos devem começar na segunda-feira, 2.

Leia também: Nova Carteira de Identidade e INSS: mudanças e prazos para aposentados

O trabalhador que já tinha optado pela modalidade saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) fica com o saldo retido até a data do aniversário, mesmo se for demitido. Os recursos foram liberados por Medida Provisória (MP) em 23 de dezembro de 2025, válido para trabalhadores demitidos até esta data. 

Nesta segunda etapa, 822.559 pessoas serão beneficiadas. O pagamento dos saldos remanescentes segue até 12 de fevereiro, divulgou o MTE. Os valores serão liberados nos casos em que a rescisão contratual tenha ocorrido pelos seguintes motivos:

  • Despedida sem justa causa;
  • Despedida indireta, por culpa recíproca ou força maior;
  • Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
  • Extinção normal do contrato a termo, inclusive o de trabalhadores temporários;
  • Suspensão total do trabalho avulso.

Quem tem empréstimos pode sacar? 

Os trabalhadores terão os valores creditados automaticamente nas contas bancárias previamente cadastradas no aplicativo FGTS, segundo o Ministério. No entanto, do total de 14,1 milhões de pessoas com saldo disponível para saque, 9,9 milhões possuem parte dos recursos parcialmente comprometidos com empréstimos bancários.Mais de 70% das pessoas não vai receber o valor integral.

Além disso, outras 2,1 milhões de pessoas têm o saldo totalmente comprometido, não havendo, portanto, valores disponíveis para saque. Desde 2020, 60% do dinheiro liberado para o saque-aniversário foram transferidos aos bancos por empréstimos. 

Leia também: Como fazer saque-aniversário do FGTS com novo limite

Atualmente, 40,3 milhões de pessoas aderiram à modalidade saque-aniversário, das quais 28,5 milhões possuem operações de antecipação de valores ativas, de acordo com o MTE.

Quem não poderá sacar?

A Medida Provisória foi publicada no dia 23 de dezembro de 2025. Quem optou pelo saque-aniversário depois disso ou que vierem a optar pela modalidade e forem demitidos não poderão acessar o saldo do FGTS, que permanecerá retido. A MP não altera as regras da modalidade saque-aniversário, apenas libera temporariamente os recursos bloqueados.

No caso de rescisão por acordo com o empregador, o trabalhador tem direito a sacar 80% do saldo disponível.

Como sacar o dinheiro?

Os valores são depositados na conta cadastrada no aplicativo do FGTS. Caso não tenha conta cadastrada, o trabalhador pode sacar os valores com cartão cidadão e senha nas casas lotéricas, nos terminais de autoatendimento da Caixa e no Caixa Aqui.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias