MEC determina que professor de curso EAD tem que ter pós-graduação

Envato

Professores de EAD devem ter preferencialmente mestrado e doutorado, e sua atuação deve ser em áreas de sua formação - Envato
Professores de EAD devem ter preferencialmente mestrado e doutorado, e sua atuação deve ser em áreas de sua formação

Por Estadão Conteúdo

[email protected]
Publicado em 14/07/2025, às 18h40

São Paulo, 14/07./2025 -- O corpo docente das instituições de ensino superior que atuam na modalidade a distância (EaD) deverá ser composto por professores com pós-graduação, preferencialmente mestrado e doutorado, e sua atuação deve se dar em áreas correlatas a sua formação acadêmica determinou o Ministério da Educação (MEC), em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda, 14.

Essas regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio para regulamentar a modalidade EaD no País.

Leia também: Ministro da Educação suspendeu autorizações de Enfermagem EAD em novos cursos

A portaria estabelece, ainda, as atividades que serão desenvolvidas pelo coordenador dos cursos, pelo professor regente, que será responsável pelo desenho institucional e do percurso de aprendizado da unidade curricular, assim como do professor conteudista, que cuidará da elaboração dos materiais didáticos autorais, além de selecionar outros materiais didáticos e outros conteúdos relevantes.

O texto coloca, ainda, que as Diretrizes Curriculares Nacionais poderão definir as atividades formativas a serem ofertadas de forma obrigatoriamente presencial, além das já estabelecidas.

Palavras-chave EAD MEC mestrado pós-graduação

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias