Sisu 2026: inscrições começam hoje com vagas em universidades públicas
Envato
19/01/2026 | 09h42
São Paulo, 19/01/2026 - As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 abrem nesta segunda-feira, 19, e vão até sexta, 23. Segundo o governo federal, esta é a maior edição da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, com oferta de 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superior do País.
Na seleção, serão ofertadas vagas em cursos que iniciam as aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio em ao menos uma das três últimas edições e concluído a educação básica. Não tem restrição de idade máxima.
Leia também: Enem 2025: nota dos participantes estão disponíveis; saiba como consultar
Como se inscrever no Sisu?
Para participar do Sisu, o primeiro passo é fazer a inscrição pela internet. O processo é totalmente gratuito e acontece no site sisualuno.mec.gov.br, sempre depois da divulgação do resultado do Enem. Para acessar a plataforma, é necessário ter uma conta ativa no gov.br.
Após o login, o sistema puxa automaticamente as notas do candidato nas três últimas edições do Enem. É possível conferir qual foi a nota do Enem mais vantajosa para a sua opção de curso, além dos pesos definidos pela instituição para cada área do conhecimento.
Na sequência, é hora de preencher os dados pessoais, sociais e econômicos. Essa etapa merece atenção: as informações fornecidas são usadas pelo MEC e pelas instituições de ensino para definir as modalidades de concorrência, conforme a Lei de Cotas, além de servirem como meio de contato caso o candidato seja selecionado.
Leia também: USP60+ oferece 6,5 mil vagas gratuitas; veja como se inscrever
Com o cadastro finalizado, você já pode escolher os cursos que deseja disputar. Dá para selecionar até duas opções, indicando uma como primeira e outra como segunda opção. Em cada escolha, o sistema mostra detalhes como o curso, a instituição, o câmpus, o turno, o grau, possíveis ações afirmativas da própria universidade e as modalidades de concorrência disponíveis.
A partir do segundo dia de inscrições, o Sisu passa a divulgar as notas de corte diretamente no card de cada curso. Nesse mesmo período, o sistema libera o primeiro ranqueamento parcial.
A partir daí, o candidato pode acompanhar diariamente sua posição na classificação e as notas de corte atualizadas até o encerramento das inscrições.
Leia também: Veja as profissões que mais crescem no Brasil, segundo o LinkedIn
Quem pode se inscrever no Sisu?
Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2026 é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2025 na condição de treineiro.
A partir deste ano, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem — nesse caso, 2023, 2024 e 2025. O sistema usará a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, levando em conta ações afirmativas e de acordo com a opção de curso, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação.
Em caso de empate na utilização das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que ele obteve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido, conforme a ordem de prioridade.
No caso de ausência em um dos dias de prova, o resultado não pode ser utilizado no Sisu nem em outros programas do governo federal, como Prouni ou Fies.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
