Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

O que é conta gov.br e onde é possível usá-la?

Marcello Casal jr/Agência Brasil

É sempre importante anotar a senha criada após finalizar o cadastro, pois é ela que garante que o usuário consiga acessar os serviços - Marcello Casal jr/Agência Brasil
É sempre importante anotar a senha criada após finalizar o cadastro, pois é ela que garante que o usuário consiga acessar os serviços
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 24/10/2025, às 08h00

São Paulo, 23/10/2025 - A conta gov.br é um meio de acesso online a diversos serviços públicos digitais. Esse login garante a identificação de cada pessoa, como se fosse um RG digital que permite realizar processos que antes eram físicos, na internet.

Dados de setembro apontam que mais de 130 milhões de brasileiros já acessaram a plataforma gov.br. Ela garante um acesso unificado a diversos serviços públicos diretamente de sua casa. Na prática, esse login conecta o cidadão a diversas plataformas do governo, como INEP, e-CAC e Meu INSS.

Para isso, é preciso que ele atinja um dos três níveis de acesso: bronze, prata ou ouro, que determinam o grau de segurança e definem os serviços e transações que poderão ser acessados.

Leia também: 5 aplicativos que ajudam idosos a ter mais saúde, segurança e autonomia

Com as contas ouro e prata, o cidadão pode acessar todos os serviços públicos digitais disponíveis pela plataforma Gov.br, como a assinatura digital. Contudo, a conta ouro garante ainda mais segurança na autenticação durante o uso.

Já a conta bronze pode ser considerada uma etapa inicial de cadastro, sendo mais limitada do que os outros níveis. Com ela, é possível realizar algumas autorizações de login e efetuar a prova de vida para o INSS, por exemplo. 

O que diferencia cada conta é a validação de segurança. Contas prata e ouro exigem validações adicionais, como reconhecimento facial pela CNH ou Justiça Eleitoral, validação bancária ou uso da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o que não é exigido na conta bronze. 

Onde usar a conta Gov.br?

A conta Gov.br é usada para solicitar serviços como:

  • Acesso a documentos digitais, como CPF e CNH;
  • Emissão e consulta da Carteira de Trabalho Digital;
  • Acesso ao portal Meu INSS para agendamentos de perícia, emissão de extratos, simulação de aposentadoria e solicitação de benefícios;
  • Acesso a serviços do SUS (vacinas, exames e medicamentos) por meio do ConecteSUS;
  • Realização de inscrição no ENEM, SISU, FIES e PROUNI;
  • Acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.

Leia também: 8 dicas para garantir uma experiência segura das crianças na internet

Como criar uma conta Gov.br

A maneira mais prática de criar uma conta é pelo celular, baixando o app Gov.br. Assim, será possível realizar o reconhecimento facial e já começar com uma conta nível prata.

  1. Abra o computador na tela inicial da plataforma de acesso Gov.br; 
  2. Selecione a opção “Login com QR Code”;
  3. No celular, baixe o aplicativo Gov.br;
  4. Toque em “Ler QR Code”;
  5. Aponte o celular para a tela do computador para ler o QR Code;
  6. Depois, clique no botão “Fazer Reconhecimento Facial”;
  7. Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial corretamente;
  8. Confirme todas as informações de CPF e nome;
  9. Escolha entre e-mail ou telefone para receber o código de autenticação e validar a conta;
  10. Por fim, crie uma senha que siga as regras da plataforma e conclua o cadastro.

É sempre importante anotar a senha criada após finalizar o cadastro, afinal, é ela que garante que o usuário consiga acessar os serviços sempre que necessário. Em caso de perca de senha, é possível recuperá-la através do e-mail relacionado na conta e na verificação em duas etapas, por isso, é importante também guardar o login desse acesso. 

Palavras-chave acesso gov.br Governo serviços

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias