Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Enem 2025: nota dos participantes estão disponíveis; saiba como consultar

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Nota divulgada pelo MEC nesta sexta-feira pode ser utilizada tanto para solicitar o diploma do ensino médio quanto para tentar uma vaga na faculdade - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Nota divulgada pelo MEC nesta sexta-feira pode ser utilizada tanto para solicitar o diploma do ensino médio quanto para tentar uma vaga na faculdade
Por Bianca Bibiano

16/01/2026 | 08h10

São Paulo, 16/01/2026 - Como anunciado na última semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas aconteceram em novembro do ano passado. A nota pode ser utilizada tanto para a obtenção do diploma de ensino médio quanto para o ingresso dos estudantes no ensino superior.
Para conferir a sua nota, clique aqui e acesse o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela aplicação e correção das provas no território nacional.
Para acessar a nota, é preciso clicar na Página do Participante e fazer o login com a conta gov.br. Ao entrar, será possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado posteriormente.
Com os resultados do exame, os participantes poderão pleitear uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições do dia 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições vão de 26 a 29 de janeiro; ou acessar a educação superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sisu tem edição histórica

Segundo o governo federal, a edição do Sisu deste ano é a maior da história em quantidade de instituições participantes, com oferta de 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas do País. Na seleção do início do ano, serão ofertadas vagas em cursos que iniciam as aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026.
Uma mudança importante é que, a partir deste ano, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem. Segundo o MEC, a seleção terá como referência a nota da edição do exame que resultar na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso, desde que o participante não tenha sido treineiro.

Redação não pode ter nota zero

Uma das principais pontuações do Enem vem da nota da redação, que no último ano abordou a questão do envelhecimento da população. O tema 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira' foi considerado uma boa escolha tanto por professores especialistas na prova quanto por representantes de organizações de saúde, cidadania e direitos humanos. Nesse prova, os estudantes não podem ter obtido nota zero, pois isso invalida a participação nos programas do MEC mencionados acima.
Além da redação, os candidatos responderam no primeiro dia de exame às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, foram aplicadas as questões de matemática e ciências da natureza. No caso dessas provas, o peso da nota varia de acordo com a área escolhida pelo candidato ao ensino superior. Ainda assim, é importante não ter nota zero em nenhuma área.
Já para quem buscou o Enem para obter o diploma do ensino médio, a pontuação mínima exigida é de 450 pontos em cada área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Além disso, é necessário obter pelo menos 500 pontos na prova de redação. A mesma regra de pontuação vale para os programas ProUni e Fies.

Questões anuladas

Logo após a aplicação da prova em novembro, o Inep anulou três itens da prova, causando comoção nas redes sociais. A medida foi tomada após o órgão "identificar relatos de antecipação de questões" na internet.
À época, o Inep disse que "nenhuma questão antecipada foi apresentada tal qual na edição de 2025" e que "na divulgação observada nas redes sociais foram identificadas similaridades pontuais entre os itens".
Fontes consultadas pelo VIVA mostraram que essa anulação não tem efeito para derrubar a nota de nenhum candidato. "Vamos lembrar que a TRI [mecanismo de correção do ENEM] é bastante complexa. Ela não avalia apenas o número de acertos, mas também a coerência entre eles", explicou Júlio Ibrahimm, diretor adjunto de Sistemas de Ensino e Didáticos da FTD Educação. Clique aqui e leia mais sobre isso.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias