Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Técnica Feynman: este método te ajuda a aprender qualquer assunto em 4 passos

Unsplash

Técnicas de estudo podem ser grandes aliadas para quem quer aprender coisas novas - Unsplash
Técnicas de estudo podem ser grandes aliadas para quem quer aprender coisas novas

Por Isabela Toledo

redacao@viva.com.br
Publicado em 24/11/2025, às 14h26

A Técnica Feynman, ou Método Feynman, é uma estratégia de aprendizado simples, mas poderosa, que ajuda a realmente entender qualquer tema, não apenas decorar.  Criada pelo físico Richard Feynman, a técnica consiste em quatro etapas para internalizar e explicar conceitos complexos de forma clara.

Como funciona a Técnica Feynman: 4 passos

1. Escolha um conceito: primeiro, identifique um tema que você quer dominar. Pode ser algo acadêmico, profissional ou apenas por curiosidade. Estude esse tópico com livros, vídeos ou outras fontes até ter uma base de entendimento.

2. Explique para uma “criança imaginária”: depois, tente imaginar que está ensinando o assunto para uma criança: use palavras simples, evite jargões e divida as ideias em partes fáceis de entender. Esse exercício força você a desmembrar o conhecimento.

Leia também: 6 dicas para vencer o cansaço e manter o foco nos estudos

3. Identifique lacunas no seu entendimento: enquanto explica, você provavelmente vai encontrar pontos onde sua explicação fica confusa, essas são as lacunas no seu conhecimento. Quando isso acontecer, volte ao material de estudo, pesquise mais e revise até conseguir explicar claramente

4. Reveja e simplifique ainda mais: depois de refinar sua explicação, revise todo o conteúdo para deixar tudo mais claro. Use analogias ou exemplos familiares para tornar o conceito ainda mais acessível. Esse passo ajuda a consolidar o aprendizado e evita que você fique apenas decorando.

Leia também: Sem celular em classe, 83% dos estudantes dizem prestar mais atenção às aulas

Por que a Técnica Feynman funciona tão bem

A técnica transforma o aprendizado passivo, como ler ou assistir, em um processo ativo, porque você está “ensinando” algo. Ao identificar suas próprias lacunas, você descobre exatamente onde precisa melhorar, isso torna o estudo mais eficiente.

Por simplificar as ideias, a técnica também melhora sua comunicação: explicar algo de forma clara é uma habilidade valiosa, tanto no estudo quanto no trabalho. Ela cria um ciclo de revisão contínua: estudar, explicar, revisar e simplificar reforça o conhecimento de forma duradoura.

Leia também: Como a IA pode turbinar sua rotina de estudos na reta final para o Enem

Dicas para aplicar no dia a dia

  • Use uma folha ou quadro branco para escrever sua explicação de forma simples
  • Finja que realmente tem alguém aprendendo com você, isso ajuda a tornar a prática mais realista
  • Faça analogias com situações cotidianas para facilitar a compreensão
  • Sempre que perceber uma parte difícil, volte ao material original até ficar mais claro

Assim, você poderá aplicar a Técnica Feynman e aprender o que quiser com muito mais facilidade. 

Leia também: EJA de Ensino Médio em SP poderá ser EAD e aproveitar estudos anteriores

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias