Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Se você é aposentado ou pensionista e percebeu algum desconto estranho no seu benefício, fique ligado: a partir de 14 de maio de 2025, será possível informar ao INSS se algum desconto feito no seu pagamento foi autorizado ou não.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, alertou em entrevista ao programa A Voz do Brasil que a comunicação é direta com o beneficiário, sem intermediários.
Mas, antes disso, até o dia 13, cerca de 9 milhões de beneficiários vão receber um aviso no aplicativo Meu INSS (disponível em Android e IOS), sobre possíveis cobranças indevidas feitas por associações. Para quem não tem acesso ao aplicativo, dá pra resolver ligando no telefone 135. É simples, seguro e gratuito.
Se você não reconhecer o desconto, não precisa enviar nenhum documento, o próprio INSS vai cobrar explicações da associação.
Caso ela não comprove que o desconto era correto, terá 15 dias úteis para devolver o dinheiro. Se a associação não devolver o valor, o INSS vai acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar medidas na Justiça, como bloquear bens e garantir o ressarcimento. Até agora, mais de R$ 2,1 bilhões já foram bloqueados para garantir esse direito aos beneficiários.
Quem sofreu com descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 poderá receber de volta o valor cobrado de forma irregular.
Lembrando que: o único caminho certo para resolver isso é pelo aplicativo ou site do Meu INSS. Qualquer mensagem por WhatsApp, e-mail, SMS ou ligação de desconhecido é golpe!
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.