Cidadania e Direitos

13º salário do INSS: aposentados e pensionistas vão receber mais em 2025?

Foto: Envato Elements

Nos últimos anos, o governo federal tem antecipado o repasse do benefício, buscando estimular a economia e oferecer suporte financeiro aos segurados - Foto: Envato Elements
Nos últimos anos, o governo federal tem antecipado o repasse do benefício, buscando estimular a economia e oferecer suporte financeiro aos segurados

Por Gabrielly Bento

[email protected]
Publicado em 02/04/2025, às 14h57

O pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trará valores reajustados em 2025. O montante recebido pelos beneficiários do órgão está diretamente ligado ao valor do salário mínimo, que é reajustado anualmente pelo Governo Federal.

Para 2025, o piso salarial foi estabelecido em R$ 1.518,00, decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2024. Esse ajuste tem o objetivo de manter o poder de aquisição da sociedade diante da inflação e afeta diferentes áreas da economia, influenciando tanto os hábitos de consumo das famílias quanto as discussões salariais no mercado de trabalho.

Com essa correção, segurados que recebem o valor mínimo do INSS também terão um acréscimo proporcional no 13º salário, garantindo um benefício compatível com o novo piso nacional.

Governo pode manter adiantamento do 13º em 2025? Entenda

Nos últimos anos, o governo federal tem antecipado o repasse do benefício, buscando estimular a economia e oferecer suporte financeiro aos segurados. Com isso, a possibilidade de antecipação do pagamento do 13º salário segue em análise.

Anteriormente, o repasse da primeira parcela ocorreu em abril, enquanto a segunda foi realizada no mês seguinte. Caso essa estratégia seja mantida, o mesmo padrão pode ser seguido em 2025.

Contudo, também existe a chance de retorno ao modelo tradicional, com os pagamentos sendo efetuados no segundo semestre.

Se o governo decidir retomar o cronograma original, os pagamentos devem ocorrer nas seguintes datas:

  • Primeira parcela: agosto, conforme o calendário mensal do INSS;
  • Segunda parcela: novembro, conforme o calendário mensal do INSS.

Caso a antecipação continue em vigor, as datas seriam:

  • Primeira parcela: abril, repetindo o padrão adotado nos últimos anos;
  • Segunda parcela: maio, mantendo a estratégia recente.

O INSS e o Governo Federal devem oficializar a decisão do 13º salário nas próximas semanas. Nesse meio tempo, aposentados e pensionistas podem acompanhar as atualizações pelos portais oficiais do INSS e pelo aplicativo "Meu INSS", onde também serão divulgados os valores a serem recebidos antes dos pagamentos.

Palavras-chave 13º salário INSS salário

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias