Foto: Divulgação/Detran
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brConquistar a primeira carteira de motorista é o sonho de muitos brasileiros, mas os custos com autoescola, exames e taxas podem ser um obstáculo para quem tem baixa renda.
Para facilitar esse acesso, o programa CNH Popular disponibiliza habilitações gratuitas em diferentes estados do Brasil, com regras específicas para cada local.
Leia também: Tem mais de 50 anos? Veja até quando vale sua CNH e como renovar
O programa garante a isenção de custos relacionados à primeira habilitação ou à mudança de categoria da carteira de motorista.
Isso inclui desde aulas em autoescola até exames clínicos, psicológicos, retestes e taxas administrativas, como a confecção da CNH e a licença de aprendizagem.
A iniciativa é voltada para cidadãos em situação de vulnerabilidade social e inscritos em programas como o CadÚnico e o Bolsa Família. Além disso, é necessário comprovar residência no estado participante e ser alfabetizado.
Leia também: CNH sofreu mudança para motoristas com mais de 50 anos? Confira
Para concorrer a uma vaga, o candidato deve atender a alguns critérios básicos:
Leia também: Conheça as diferenças entre o trânsito do Brasil e dos EUA antes de viajar
Além do Rio Grande do Norte, diversos estados já possuem editais abertos ou concluídos em 2025:
As inscrições variam de acordo com o estado, mas são geralmente realizadas online pelo site oficial do Detran local. É fundamental acompanhar os prazos e reunir a documentação exigida antes de iniciar o processo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.