Como está sendo feita a nova comunicação do INSS aos aposentados?

Foto: Divulgação/Governo Federal

Meu INSS é o único canal usado pelo órgão - Foto: Divulgação/Governo Federal
Meu INSS é o único canal usado pelo órgão

Por Felipe Cavalheiro

[email protected]
Publicado em 08/05/2025, às 16h00

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa hoje a enviar notificações para 27 milhões de brasileiros que não sofreram desconto associativo. “Esse é o primeiro passo e está acontecendo hoje, neste momento” Afirmou o novo presidente do órgão, Gilberto Waller, em coletiva de imprensa. 

Cuidado com golpes

A comunicação é feita exclusivamente pelo Meu INSS. Recentemente, o órgão desmentiu uma série de golpes que prometiam devolver o dinheiro via Pix

Contato com os prejudicados na próxima semana 

Ainda segundo Waller, 9 milhões de aposentados que tiveram descontos receberão mais notícias no “Meu INSS” na próxima terça-feira (13) e, no dia seguinte, terão acesso a dois canais para saber qual associação teve desconto e qual valor descontado. 

A partir dai, o beneficiário poderá informar o não reconhecimento de algum desconto que não concorde. “Não precisa preencher nada, apenas clicar”, explicou o presidente. A ideia do governo é usar as informações para quantificar o valor irregular e fazer o ressarcimento em folha do segurado.

Quando o dinheiro será devolvido?

Waller explicou que, assim que o levantamento dos afetados for feito, as associações terão 15 dias úteis para fazer o pagamento, pela própria conta do benefício, e comprovar o vínculo com o beneficiário que teve desconto.

Palavras-chave comunicação dinheiro golpe INSS

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias