Adobe Stock
Por Beatriz Duranzi
[email protected]O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta aos aposentados e pensionistas sobre tentativas de golpe envolvendo promessas de ressarcimento de valores via Pix ou depósito em conta.
Na prática, golpistas têm se passado por representantes do INSS ou de instituições bancárias, solicitando informações pessoais e bancárias sob o pretexto de efetuar devoluções de descontos indevidos.
Isso porque, na última segunda-feira (5), o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou que o governo buscará ressarcir os segurados prejudicados por descontos indevidos em aposentadorias e pensões, cobrando os valores de empresas envolvidas nas irregularidades. Caso os recursos não sejam suficientes, a administração pública poderá assumir a responsabilidade pelo pagamento.
Entretanto, o INSS reforça que não entra em contato com os segurados para solicitar dados pessoais, fotos de documentos, senhas bancárias ou informações de Pix. As comunicações oficiais são realizadas exclusivamente pelos canais:
O instituto também não envia links por e-mail ou mensagens de texto para atualização cadastral ou desbloqueio de contas.
Além disso, o INSS alerta para uma nova modalidade de golpe em que golpistas se passam por servidores do instituto, utilizando crachás falsificados e solicitando dados e fotos dos beneficiários durante visitas domiciliares sob o pretexto de realizar "prova de vida presencial".
O INSS reforça que não realiza esse tipo de abordagem e orienta os segurados a não fornecerem informações e a acionarem as autoridades em caso de suspeita.
O INSS está trabalhando para corrigir falhas internas no sistema de dados e promete medidas corretivas para proteger os segurados. Reuniões frequentes com órgãos de controle estão sendo realizadas para monitorar a situação e identificar fragilidades.
A orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que os segurados sejam protegidos e que o ressarcimento seja realizado com agilidade. O INSS reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos aposentados e pensionistas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.