Como solicitar carteira do idoso, que dá acesso a benefícios culturais e esportivos
Foto: Prefeitura do Paraná/Gabriel Rosa/AEN
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 25/01/2026 -Neste ano, pessoas com 60 anos ou mais, de baixa renda, podem solicitar a Carteira da Pessoa Idosa de forma digital ou presencial para garantir acesso a direitos previstos em lei, como gratuidade ou desconto em viagens interestaduais e facilidades para usufruir de atividades culturais e esportivas.
O documento é emitido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e funciona como comprovação oficial desses benefícios em todo o País.
Leia também: Programa Voa Brasil entrega apenas 1,7% das passagens prometidas a R$ 200
O que é a Carteira da Pessoa Idosa?
A Carteira da Pessoa Idosa é um documento digital, com QRCode ou código alfanumérico, criado para comprovar direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso.
Ela assegura gratuidade em duas vagas por veículo ou, quando essas vagas já estiverem preenchidas, desconto mínimo de 50% em passagens de transporte interestadual.
Leia também: Segurança digital de bancos preocupa mais os 55+ do que Geração Z
Além do transporte, o documento facilita o acesso a outros direitos previstos em lei, como atendimento prioritário e comprovação de renda para benefícios culturais e esportivos que exigem esse critério, como meia-entrada em eventos.
Quem tem direito ao documento?
Podem solicitar a carteira pessoas que atendam a três requisitos básicos:
- Ter 60 anos ou mais;
- Possuir renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos;
- Estar inscrito e com cadastro atualizado no Cadastro Único do governo federal
- Sem o CadÚnico regularizado, a carteira não pode ser emitida.
O pedido pode ser feito de duas formas:
Pela internet
A solicitação é realizada no site oficial carteiraidoso.cidadania.gov.br, com login pelo gov.br. Após o acesso, o sistema verifica automaticamente os dados do Cadastro Único. Estando tudo correto, a carteira digital fica disponível para uso.
Leia também: Veja como será a prova de vida do INSS deste ano
Presencialmente, com apoio do CRAS
Quem tiver dificuldade com a internet pode procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo. A equipe orienta sobre o cadastro, faz a conferência das informações e auxilia na emissão do documento.
Importante lembrar que o serviço é gratuito em todas as etapas. E para solicitar a carteira, é preciso informar o NIS, Número de Identificação Social, gerado no Cadastro Único, e não é exigida apresentação de outros documentos no momento da solicitação online.
Após o pedido, o prazo estimado para a emissão da carteira pode chegar a até 45 dias, especialmente quando há necessidade de atualização cadastral. Em situações específicas, o tempo total pode se estender para até 120 dias.
Leia também: Como tirar visto de turismo para visitar os EUA?
A Carteira da Pessoa Idosa tem validade de dois anos. Para renovar, é obrigatório manter o Cadastro Único atualizado.
O que fazer em caso de urgência
Se houver necessidade imediata de comprovação do direito, o gestor municipal ou distrital da assistência social pode emitir uma declaração provisória.
Esse documento é entregue em papel timbrado, contém os dados da pessoa requerente e a informação de renda, e tem validade de 180 dias em todo o território nacional.
A declaração garante, temporariamente, o acesso aos mesmos direitos enquanto a carteira definitiva não é liberada.
Durante o atendimento, seja online ou presencial, o usuário tem direito a um serviço pautado por respeito, acessibilidade, cortesia, segurança e eficiência. A legislação também assegura atendimento prioritário para pessoas com 60 anos ou mais, além de outros grupos previstos em lei.
Os locais de atendimento presencial devem ser sinalizados, acessíveis, limpos e adequados ao serviço prestado.
Ver essa foto no Instagram
Onde buscar mais informações
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Social 121, que funciona das 7h às 19h, com ligação gratuita, ou pelo e-mail rede.suas@mds.gov.br.
Leia também: Transformação digital é tema para ficar de olho nas eleições 2026
A Carteira da Pessoa Idosa segue sendo, em 2026, um dos principais instrumentos para garantir mobilidade, acesso à cultura, ao esporte e o exercício pleno de direitos previstos na legislação brasileira.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
