Ricardo Stuckert / PR
Por Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa, da Broadacast
[email protected]Brasília, 23/07/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a lei por ele sancionada nesta quarta-feira, 23, estabelecendo uma cota de 30% de participação de mulheres em conselhos de administração de sociedades empresariais estatais representa "um degrau a mais" na luta pela igualdade de gênero.
"As mulheres conquistam um degrau a mais na luta pelas mulheres de participação, de exercer cargos importantes em governo e empresas públicas", disse o presidente.
Leia também: Segunda fase do concurso unificado terá mesmo número de mulheres e homens
A declaração se deu na cerimônia de sanção da lei no Palácio do Planalto, nesta quarta. O evento foi fechado. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) divulgou à imprensa áudio das declarações dos participantes.
Das três principais estatais brasileiras (Banco do Brasil, Petrobras e Caixa), duas são comandadas por mulheres atualmente. O Banco do Brasil é presidido por Tarciana Medeiros e a Petrobras, por Magda Chambriard. A petroleira, inclusive, tem cinco diretoras mulheres pela primeira vez na história.
Lula também aproveitou a oportunidade para pedir um minuto de silêncio à cantora e atriz Preta Gil, que morreu aos 50 anos no último domingo, 20.
"Queria também que a gente prestasse uma homenagem a uma mulher importante que se foi, a Preta Gil", disse o presidente.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.