Departamento de Estado dos EUA afirma ter revogado 100 mil vistos
White House
13/01/2026 | 11h23
São Paulo, 13/01/2026 – O Departamento de Estado dos EUA afirmou na segunda-feira, 12 de janeiro, que revogou 100 mil vistos desde o início do segundo mandato de Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025. A informação foi divulgada na rede social X, antigo Twitter.
Segundo a pasta, foram cancelados 8 mil vistos de estudantes e 2,5 mil de pessoas que, de acordo com a postagem, tiveram "problemas" com a polícia por "atividades criminosas".
"Continuaremos deportando esses bandidos para manter a América segura", conclui. No entanto, a publicação não especifica de que natureza são esses problemas nem qual a ligação dos imigrantes mencionados com o crime.
🚨BREAKING: The State Department has now revoked over 100,000 visas, including some 8,000 student visas and 2,500 specialized visas for individuals who had encounters with U.S. law enforcement for criminal activity.
— Department of State (@StateDept) January 12, 2026
We will continue to deport these thugs to keep America safe. pic.twitter.com/wuHVltw1bV
A rede televisiva Fox News classificou o número como recorde, já que, em 2024, último ano do governo de Joe Biden, 40 mil vistos foram suspensos, segundo o canal.
O veículo informa que metade das revogações se baseou em prisões por dirigir alcoolizado, 30% em acusações de agressão, lesão corporal ou cárcere privado e os 20% restantes em denúncias de furto, abuso infantil, uso e distribuição de substâncias ilícitas, fraude e peculato.
A partir de 1º de janeiro de 2026, entrou em vigor no país a ordem “Restricting and Limiting the Entry of Foreign Nationals to Protect the Security of the United States”, que suspende, de forma parcial ou total, a emissão de vistos para cidadãos de 39 países, incluindo pessoas que utilizam documentos emitidos pela Autoridade Palestina.
Leia também: Parlamentares dos EUA viajarão à Dinamarca em meio a pressões sobre Groenlândia
A medida endureceu ainda mais as regras de imigração estadunidense. A proclamação de 16 de dezembro de 2025 justifica as restrições como tentativa de impedir a entrada de estrangeiros que pretendam realizar ataques terroristas, incitar crimes de ódio ou explorar as leis de imigração para "fins perversos".
Quais países sofreram restrições no visto em 2026?
- Afeganistão
- Angola
- Antígua e Barbuda
- Benim
- Burkina Faso
- Birmânia (Myanmar)
- Burundi
- Chade
- República do Congo
- Costa do Marfim
- Cuba
- Dominica
- Eritreia
- Gabão
- Gâmbia
- Guiné Equatorial
- Haiti
- Irã
- Laos
- Líbia
- Malawi
- Mali
- Mauritânia
- Níger
- Nigéria
- Senegal
- Serra Leoa
- Somália
- Sudão
- Sudão do Sul
- Síria
- Tanzânia
- Togo
- Tonga
- Turcomenistão
- Venezuela
- Iêmen
- Zâmbia
- Zimbábue
Mulher é morta por agente de imigração
Na quarta-feira, 7, a cidadã americana Renee Nicole Good, de 37 anos, foi morta a tiros por agentes da Immigration and Customs Enforcement (ICE) durante uma abordagem, em Minneapolis, no Estado de Minnesota. O caso gerou manifestações em todo o país.
O vídeo, gravado pelo autor dos disparos, mostra três tiros de curta distância contra o carro de Good. Ao The New York Times, Trump justificou a ação como "legítima defesa".
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
