Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Departamento de Estado dos EUA afirma ter revogado 100 mil vistos

White House

Segundo a pasta, foram cancelados 8 mil vistos de estudantes e 2,5 mil de pessoas que tiveram "problemas" com a polícia por "atividades criminosas" - White House
Segundo a pasta, foram cancelados 8 mil vistos de estudantes e 2,5 mil de pessoas que tiveram "problemas" com a polícia por "atividades criminosas"
Por Paula Bulka Durães

13/01/2026 | 11h23

São Paulo, 13/01/2026 – O Departamento de Estado dos EUA afirmou na segunda-feira, 12 de janeiro, que revogou 100 mil vistos desde o início do segundo mandato de Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025. A informação foi divulgada na rede social X, antigo Twitter.

Segundo a pasta, foram cancelados 8 mil vistos de estudantes e 2,5 mil de pessoas que, de acordo com a postagem, tiveram "problemas" com a polícia por "atividades criminosas".

"Continuaremos deportando esses bandidos para manter a América segura", conclui. No entanto, a publicação não especifica de que natureza são esses problemas nem qual a ligação dos imigrantes mencionados com o crime.

A rede televisiva Fox News classificou o número como recorde, já que, em 2024, último ano do governo de Joe Biden, 40 mil vistos foram suspensos, segundo o canal.

O veículo informa que metade das revogações se baseou em prisões por dirigir alcoolizado, 30% em acusações de agressão, lesão corporal ou cárcere privado e os 20% restantes em denúncias de furto, abuso infantil, uso e distribuição de substâncias ilícitas, fraude e peculato.

A partir de 1º de janeiro de 2026, entrou em vigor no país a ordem “Restricting and Limiting the Entry of Foreign Nationals to Protect the Security of the United States”, que suspende, de forma parcial ou total, a emissão de vistos para cidadãos de 39 países, incluindo pessoas que utilizam documentos emitidos pela Autoridade Palestina.

Leia também: Parlamentares dos EUA viajarão à Dinamarca em meio a pressões sobre Groenlândia

A medida endureceu ainda mais as regras de imigração estadunidense. A proclamação de 16 de dezembro de 2025 justifica as restrições como tentativa de impedir a entrada de estrangeiros que pretendam realizar ataques terroristas, incitar crimes de ódio ou explorar as leis de imigração para "fins perversos".

Quais países sofreram restrições no visto em 2026?

  1. Afeganistão
  2. Angola
  3. Antígua e Barbuda
  4. Benim
  5. Burkina Faso
  6. Birmânia (Myanmar)
  7. Burundi
  8. Chade
  9. República do Congo
  10. Costa do Marfim
  11. Cuba
  12. Dominica
  13. Eritreia
  14. Gabão
  15. Gâmbia
  16. Guiné Equatorial
  17. Haiti
  18. Irã
  19. Laos
  20. Líbia
  21. Malawi
  22. Mali
  23. Mauritânia
  24. Níger
  25. Nigéria
  26. Senegal
  27. Serra Leoa
  28. Somália
  29. Sudão
  30. Sudão do Sul
  31. Síria
  32. Tanzânia
  33. Togo
  34. Tonga
  35. Turcomenistão
  36. Venezuela
  37. Iêmen
  38. Zâmbia
  39. Zimbábue

Mulher é morta por agente de imigração

Na quarta-feira, 7, a cidadã americana Renee Nicole Good, de 37 anos, foi morta a tiros por agentes da Immigration and Customs Enforcement (ICE) durante uma abordagem, em Minneapolis, no Estado de Minnesota. O caso gerou manifestações em todo o país.

O vídeo, gravado pelo autor dos disparos, mostra três tiros de curta distância contra o carro de Good. Ao The New York Times, Trump justificou a ação como "legítima defesa".

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias