Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Por Paula Bulka Durães
[email protected]O despacho assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, oficializa a exigência anunciada no dia 8 de maio, junto ao bloqueio da renovação automática dos créditos consignados por aposentados e pensionistas.
No dia 23, cada nova operação de crédito, renovação ou portabilidade exigirá o reconhecimento facial pelo aplicativo ou site "Meu INSS".
O anúncio atende uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de junho de 2024, que visa proteger os beneficiários de fraudes e descontos indevidos na folha. De acordo com Waller Júnior, o bloqueio foi efetuado apenas para novos contratos. As parcelas de empréstimos em andamento seguem com desconto desbloqueado, mas sem a possibilidade de renovação automática.
A decisão foi tomada em paralelo ao bloqueio dos descontos associativos indevidos. Desde a última quarta-feira, 14, os beneficiários do INSS podem pedir o ressarcimento das deduções feitas na folha por associações privadas de aposentados e pensionistas. Até a última atualização, 1,5 milhão de pessoas já solicitaram o reembolso pelos canais oficiais – aplicativo ou site "Meu INSS" ou pelo telefone 135.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.