Meu INSS tem 13 milhões de acessos após paralisação; veja o que funciona
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
05/02/2026 | 08h57
São Paulo, 05/02/2026 - Os serviços do Meu INSS e o atendimento pela Central 135 voltaram a funcionar nesta semana, após a paralisação temporária do atendimento presencial e digital entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2026. A Dataprev concluiu a migração de seus sistemas para uma nova infraestrutura tecnológica e informou que os demais serviços já estão operando normalmente desde segunda-feira.
A atualização, feita em parceria com o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi finalizada no domingo, 1º de fevereiro. Entre segunda-feira, 2, e terça-feira, 3, o portal Meu INSS registrou mais de 13 milhões de acessos.
A mudança faz parte do processo de modernização que substitui os antigos computadores de grande porte, chamados mainframes, por plataformas mais ágeis e seguras.
Leia também: INSS libera novamente o simulador de aposentadoria; veja como consultar
O acesso ao simulador de aposentadoria, ferramenta usada para estimar o tempo para concessão do benefício, que considera requisitos como idade e tempo de contribuição, foi o último serviço a ser liberado, reativado nesta quarta-feira, 4. Segundo a Dataprev, até as 11h de quarta-feira, foram registrados 200 mil acessos ao simulador.
Serviços mais acessados no portal Meu INSS
- Desbloqueio de Empréstimo: 1,81 milhão de acessos;
- Consulta de Requerimentos: 1,58 milhão;
- Extrato de Pagamento: 1,4 milhão;
- Novo Requerimento/Pedido: 1,15 milhão.
O instituto afirma que, devido ao grande número de acessos nesta semana de retomada, podem ocorrer momentos de lentidão, sobretudo nos serviços que requerem o uso de biometria.
Leia também: Fila do INSS: 2025 termina com mais de 3 milhões de pedidos parados
“A Dataprev ressalta que essa funcionalidade está disponível 24 horas por dia e, caso o acesso não seja possível em algum momento, a recomendação é tentar novamente, preferencialmente fora do horário comercial. Equipes técnicas estarão monitorando o ambiente tecnológico durante toda a semana e atuando em tempo real para evitar impactos nos serviços”, informou a empresa de tecnologia em nota.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
