Reclamações na ouvidoria da Previdência Social crescem 37,7% em 2025
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
São Paulo, 18/02/2026 - As reclamações na ouvidoria do Ministério da Previdência Social (MPS) cresceram 37,7% entre 2024 e 2025. No ano passado, as reivindicações chegaram a 33,2 mil, enquanto em 2024 ficaram em 24,1 mil.
Os dados são do painel do MPS, lançado neste mês, que reúne o detalhamento sobre as manifestações registradas no Fala.BR.
Os acionamentos dos canais também sofreram um aumento expressivo de 67,4%, atingindo a marca de 51,8 mil manifestações em 2025. Dos 18,4 mil pedidos encaminhados, a larga maioria, 17,6 mil, foi repassada para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia também: Bancos, INSS e outros serviços retomam atendimento nesta quarta; veja horários
A razão principal de contato foi a "reclamação referente à demora na análise de recursos", com 9 mil registros. Logo em seguida, aparecem as manifestações relacionadas à Perícia Médica Federal, com 8 mil requerimentos — ao todo, houve mais de 5 mil queixas diretas sobre o tempo de espera para benefícios por saúde.
As solicitações também sofreram um aumento expressivo de 293%, subindo de 4,1 mil para 16,1 mil requerimentos nos canais da ouvidoria.
O tempo médio de resposta do Ministério foi de 28 dias e 56,6% dos pedidos tiveram o tempo de resposta prorrogado. Das demandas que ainda estão em tratamento, 88% já estão fora do prazo legal de retorno.
Por permitir reclamações anônimas, 99,5% dos manifestantes em 2025 não tiveram a idade informada. Quase 51 mil dos registros foram feitos via internet e somente cinco foram contabilizados pelo canal telefônico 135.
Como se manifestar?
A Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR é o principal canal de manifestações direcionadas ao Ministério da Previdência Social.
No site ou aplicativo, é possível registrar elogios, reclamações, sugestões, solicitações, pedidos de Acesso à Informação e Denúncias, de forma anônima ou não. Confira os canais oficiais da ouvidoria:
- Site: falabr.cgu.gov.br/web/home
- E-mail: ouvidoria.mps@previdencia.gov.br
- WhatsApp: (61) 9226-2603
- Telefone: 135
- Presencial: nas agências do INSS espalhadas pelo território nacional.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
