Companhia brasileira de teatro chega a Salvador com várias atividades artísticas
Foto: Rômulo Juracy
Por Alessandra Taraborelli
17/01/2026 | 12h30
São Paulo, 16/01/2026 - A companhia brasileira de teatro chega a Salvador, no dia 20 de janeiro, com uma programação que reúne residência artística, a plataforma Voo Livre - História, seminário e apresentações abertas ao público.
Serão 80 horas de atividades realizadas no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA e com participação dos artistas baianos Ana Paula Bousas, Evelin Buchegger, Fábio Osório Monteiro, Thiago Almasy, Evana Jeyssan, Verinha Pessoa e Daniel da Farias, bem como as artistas Denise Fraga e Key Sawao, convidadas para estar em Salvador e colaborar com a residência.
Além disso, a abertura, no dia 20, fica por conta do dramaturgo e diretor da companhia, Marcio Abreu, a atriz e dramaturga Mônica Santana e o diretor e dramaturgo Márcio Meireles. Nesse encontro, eles vão compartilhar suas experiências de escrita e criação nos campos da arte a partir do tema de pesquisa da companhia: a História.
Entre os dias 21 e 23 de janeiro, os atores participam de atividades com artistas convidados, e a partir das 19h, nesses mesmos dias, haverá apresentações abertas ao público com as criações individuais dos artistas, desenvolvidas a partir de dispositivos e provocações feitas pela companhia brasileira.
Ao todo, serão 80 horas de atividades de criação e troca intensa que abordam as questões temáticas e de linguagem que envolvem a pesquisa para a criação desse trabalho da companhia, História.
Ao final do período da residência, nos dias 31 de janeiro (16h e 19h), e 1º. de fevereiro (16h), haverá três apresentações públicas e gratuitas ao público.
Posteriormente, essa apresentação será transmitida no canal do Youtube da companhia, junto com as demais experiências em Brasília e Manaus, num evento online.
Voo Livre – História
Voo livre é uma plataforma artística criada durante o ano de 2023 pelos artistas e produtores do núcleo fixo de pesquisa da companhia, Marcio Abreu, Cássia Damasceno, Nadja Naira e José Maria, no contexto das atividades diversas e contínuas da companhia brasileira de teatro.
É um movimento que se articula em quatro eixos: formação, intercâmbio, criação e apresentação. Esses eixos não são estanques, pois agem transversalmente potencializando a experiência. Em outras palavras, pode-se dizer que existe dimensão pedagógica nas ações de intercâmbio, de criação e de compartilhamento com o público, da mesma maneira em que estão em jogo as dimensões artísticas nas atividades de formação e de troca. Pesquisa, aprendizado, encontro, transmissão, criação, performance e compartilhamento são articulados de maneira dinâmica e simultânea em Voo Livre.
Sobre a companhia brasileira de teatro
A companhia brasileira de teatro é um coletivo de artistas de várias regiões do País, fundado pelo dramaturgo e diretor Marcio Abreu, em 2000, em Curitiba (PR). Sua pesquisa é voltada sobretudo para novas formas de escrita e para a criação contemporânea.
Entre suas principais realizações, peças com dramaturgia própria, escritas em processos colaborativos e simultâneos à criação dos espetáculos, como Preto (2017); Projeto Brasil (2015); Vida (2010); O que eu gostaria de dizer (2008). Há ainda uma série de criações a partir da obra de autores inéditos no País.
Suas criações mais recentes são Sonho Elétrico (2025), em interlocução com o neurocientista, capoeirista e escritor Sidarta Ribeiro, e Ao Vivo [dentro da cabeça de alguém] (2024), ambas com texto e direção de Marcio Abreu.
O núcleo criativo da companhia é composto por Marcio Abreu (direção, dramaturgia), Nadja Naira (atriz, iluminadora, coordenação técnica), Cássia Damasceno (atriz, administração) e José Maria (criação, direção de produção).
Programação aberta ao público
- 20/01 (terça): 19h às 22h - Roda de Conversa com Marcio Abreu, Mônica Santana e Márcio Meireles
- 21, 22 e 23/01 (quarta, quinta e sexta): 19h às 21h - Apresentações das cenas e conversas públicas
- 31/01 (sábado): 16h e 19h - Apresentações públicas da residência
- 01/02 (domingo): 16h - Apresentações públicas da residência
Serviço
Voo Livre - História
Quando: 20/01 a 01/02
Onde: Teatro Experimental – Escola de Dança da UFBA, Av. Ademar de Barros, s/n, Ondina - Salvador
Quanto: Gratuito - Retirada de ingressos 1h antes do início da ação, no local.
Classificação: 14 anos
Instagram: @ciabrasileira
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
