Foto: reprodução arquivo Memória Globo
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 04/10/2025 - Debora Bloch encara um dos maiores papéis de sua trajetória ao interpretar Odete Roitman no remake de Vale Tudo. A personagem, eternizada por Beatriz Segall, que é lembrada como uma das vilãs mais marcantes da teledramaturgia brasileira.
E hoje a atriz volta a ser o centro de um dos maiores mistérios da TV: quem matou Odete Roitman?. Relembre a seguir alguns trabalhos que marcaram a carreira da atriz:
Leia também: As 7 maiores vilãs das novelas brasileiras que o público nunca esqueceu
Filha do ator Jonas Bloch, a atriz estreou na TV em Jogo da Vida (1981), de Silvio de Abreu. O desempenho chamou atenção e lhe rendeu, no ano seguinte, o prêmio de atriz revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte.
Em seguida, esteve em Sol de Verão (1982), escrita por Manoel Carlos, consolidando sua presença nas novelas.
Leia também: 7 seguros que são boas opções para 60+ como Odete Roitman, de Vale Tudo
Em 1984, Debora estreou no cinema como protagonista do filme Bete Balanço. Sua interpretação lhe rendeu o Prêmio Air France de Melhor Atriz Protagonista e o APCA de Melhor Atriz de Cinema, confirmando sua versatilidade também nas telonas.
Debora Bloch interpretou em Caminho das índias, Silvia, uma das maiores vítimas da da novela.
Leia também: Vale Tudo: relembre elenco original da novela brasileira que virou um fenômeno
Na novela, ela deu vida à Verônica, uma mulher consumista e uma das mulheres do Cadinho. Acostumada com luxo e mordomia, abandonou o polígamo para morar com Jimmy em Ipanema
Leia também: 'O Perigo de Estar Lúcida': sobre o que é o livro que Odete Roitman lê
Em 2022, Bloch deu vida à dissimulada Deodora, de Mar do Sertão. A personagem fez tanto sucesso que retornou dois anos depois em 'No Rancho Fundo', ampliando sua lista de antagonistas memoráveis.
A escolha de Debora Bloch para interpretar Odete Roitman reafirma sua posição como uma das grandes atrizes da televisão brasileira.
Leia também: Odete Roitman tem razão? Com R$ 5 milhões, tia Celina está falida?
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.