Divulgação/MASP
São Paulo, 18/11/2025 - Está em exposição em São Paulo uma coleção com obras inéditas de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro.
São 16 obras, das quais 13 telas e 3 gravuras. Seis dessas telas do Acervo dos Palácios foram expostas em Paris, França, e em Bilbao, Espanha, entre setembro de 2024 até junho deste ano, levando o modernismo brasileiro para a Europa.
Leia também: Pinacoteca de SP tem entrada gratuita aos domingos; veja como aproveitar
Segundo a curadora da mostra, Rachel Vallego, o título da exposição "São Paulo - Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral" questiona qual a descoberta e quem descobriu o quê. "É Tarsila que descobre algo? Ou o que ela descobria já era conhecido por outras pessoas?". A intenção é apresentar a coleção como se as obras fossem vistas pela primeira vez, daí a "descoberta".
A jornada vai desde 1911, com uma de suas primeiras obras, passando pela experiência de Tarsila na Academie Julian, em Paris, depois o contato com o movimento modernista paulista, a fase PauBrasil e Antropofágica dos anos 1920, e a obra social “Operários”, de 1933.
A linha do tempo segue com um estudo para o painel comemorativo do IV Centenário da cidade de São Paulo, em 1954, e a produção de gravuras nos anos 1960.
A visitação é gratuita e aberta ao público, com necessidade de agendamento prévio, no Palácio dos Bandeirantes. A mostra acontece no Salão dos Pratos, local de exposições da sede do governo paulista, que passou por restauro para retomar suas características originais, com piso, portas e teto reformados.
Mostra: “São Paulo – Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral”
Onde: Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4500
Ingresso: Entrada gratuita. Necessário agendamento prévio de no mínimo 48 horas, aqui: https://www.acervo.sp.gov.br
Funcionamento: Segunda à sexta-feira, 10h-16h. Sábados de 10h a 12h. Até 25 de janeiro de 2026
Classificação: Livre
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Legislativo