Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Férias em família: veja atrações de baixo custo na Capital paulista

Foto: Divulgação

A proposta é oferecer diversão acessível, estimular o convívio familiar - Foto: Divulgação
A proposta é oferecer diversão acessível, estimular o convívio familiar

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
09/01/2026 | 11h17

São Paulo, 09/01/2026 - Com a temporada das férias escolares, janeiro transforma São Paulo em um grande polo de lazer para quem busca programas com crianças.

A capital reúne opções ao ar livre, experiências lúdicas em shoppings e atividades gratuitas, espalhadas por diferentes regiões da cidade.

Leia também: Férias também podem incentivar a autonomia das crianças, diz educadora

A proposta é oferecer diversão acessível, estimular o convívio familiar e garantir alternativas longe das telas durante o recesso.

Confira um roteiro com algumas atrações:

Parque Villa-Lobos

O Parque Villa-Lobos recebe mais uma edição do Família no Parque, projeto que ocupa uma área ampla com brinquedos infláveis, atividades esportivas e recreação monitorada.

Durante as férias, o destaque é um tobogã inflável de grandes proporções com água, ideal para os dias quentes, além de carrinhos elétricos em circuito fechado, tirolesa e bungee trampolim.

Leia também: Férias à vista: uma lista de providências para você viajar tranquilo

A proposta é oferecer entretenimento para diferentes faixas etárias, com opções pagas por atração e também brincadeiras gratuitas conduzidas por monitores ao longo do dia. A programação ocorre do dia 3 a 25 de janeiro das 10h às 18h na entrada principal do parque. Confira os valores dos brinquedos:

  • Brinquedos a partir de R$ 10; e
  • Passaporte diário por R$ 150.

Mais informações: www.familianoparque.com.br

Mega tobogã e trampolins

Entre os dias 14 e 1° de fevereiro, o Shopping Eldorado trará a Arena EldoradoPark como a nova atração de sua temporada de férias. Com entrada gratuita, a arena com trampolins e piscinas de espuma será instalada na Praça de Eventos do Shopping. Os frequentadores encontrarão um ambiente planejado para aproveitar o período de férias das crianças. 

Leia também: Férias também podem incentivar a autonomia das crianças, diz educadora

A arena irá oferecer diferentes experiências em um único lugar, trazendo diversão garantida aos pequenos. A idade permitida é de crianças até os 14 anos, sem idade mínima para participação, apenas altura mínima de 0,90m, sendo que entre 0,90m e 1,20m devem estar acompanhadas por um responsável em todas as atrações.

Leia também: Parque temático do Chico Bento deve ser inaugurado em junho de 2026

A participação é gratuita. Porém, o resgate de ingressos deve ser feito pelo Super App Eldorado Prime. O acesso acontece em sessões de 20 minutos, sendo permitido o resgate de até três ingressos por CPF a cada dia. A capacidade máxima é de 50 pessoas por turma. 

Serviço

Arena EldoradoPark

Data: de 14 a 1° de fevereiro de 2026

Horário: conforme sessões disponíveis no aplicativo

Local: Shopping Eldorado - Praça de eventos Jardins - 1º piso

Quanto: Entrada gratuita (mediante resgate de ingressos no Super App Eldorado Prime)

Funcionamento: Sessões de 20 minutos, com turmas de até 50 pessoas 

Faixa etária: Crianças e adolescentes de até 14 anos (altura mínima de 0,90m; crianças entre 0,90m e 1,20m devem estar acompanhadas por um adulto)

PopHaus

As unidades do PopHaus em Santo Amaro e no Tatuapé apostam em atrações aquáticas para o verão. As áreas externas foram renovadas com infláveis gigantes, circuitos molhados e brinquedos pensados tanto para crianças maiores quanto para os pequenos.

Em Santo Amaro, o destaque é um escorregador de grande altura e um percurso flutuante com obstáculos.

Já no Tatuapé, a novidade é uma área aquática voltada aos menores, além de versões adaptadas de brincadeiras como futebol com infláveis.

Leia também: São Paulo recebe milhares de corredores na Meia Maratona Internacional em SP

A programação ocorre durante todo o mês de janeiro e os horários variam conforme o dia da semana, a partir das 10h no PopHaus Santo Amaro e PopHaus Tatuapé.

Ingressos e informações: www.pophaus.com.br

Piscinas gratuitas

Além de parques e áreas verdes, que ajudam a amenizar as altas temperaturas ao formar as chamadas ilhas de frescor, São Paulo oferece uma rede de piscinas públicas espalhadas pela cidade.

São mais de 20 unidades gratuitas em funcionamento nos Centros Esportivos municipais, alternativa bastante procurada durante os períodos de calor intenso e férias escolares, segundo a reportagem publicada pelo portal VIVA.

Segundo a Prefeitura, para utilizar as piscinas é obrigatório ter carteirinha válida e exame médico em dia. A carteirinha pode ser solicitada presencialmente na administração de qualquer centro esportivo, com a apresentação de uma foto 3x4, cópia do RG, do CPF e do comprovante de endereço.

Leia também: Festa da Uva de Jundiaí: confira a programação de 2026

Também é possível fazer o cadastro pela internet, o documento tem validade em todas as unidades da capital e, no caso da solicitação online, fica disponível em até sete dias úteis no próprio sistema, conforme a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As unidades estão distribuídas por todas as regiões da cidade:

Zona leste

Há centros esportivos como o CERET, no Tatuapé, e equipamentos em bairros como Mooca, Vila Prudente, Sapopemba e Cidade Tiradentes.

Zona sul

As opções incluem os centros no, Ibirapuera, Santo Amaro, Ipiranga e o Mini Balneário Sabará.

Leia também: Com poucas chuvas e consumo alto, nível dos reservatórios ainda preocupa

Zona norte

Há piscinas em bairros como Jardim São Paulo, Freguesia do Ó, Casa Verde e Vila Maria.

Leia também: Material escolar tem variação de quase 280% em SP, alerta Procon-SP

Centro e na zona oeste

Os destaques são o Pelezão, na Lapa, além das unidades do Butantã e do Cambuci.

Leia também: Agenda cultural 2026: confira eventos gratuitos na Capital paulista

Importante lembrar para quem vai aproveitar as piscinas publicas nessas férias, é que são gratuitas. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias