Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Filme sobre Bruce Springsteen não é um show de rock; saiba o que esperar

Reprodução Youtube

O ator Jeremy Allen White (de O Urso) interpreta o astro do rock Bruce Springsteen - Reprodução Youtube
O ator Jeremy Allen White (de O Urso) interpreta o astro do rock Bruce Springsteen
Luana Pavani
Por Luana Pavani luana.pavani@viva.com.br

Publicado em 27/10/2025, às 17h11

São Paulo, 27/10/2025 - Não espere um show de rock dentro da sala de cinema. Tampouco recortes de originais de bastidores. A cinebiografia sobre Bruce Springsteen é, para começo de conversa, um filme.  O roteiro até "inventa" umas histórias, como as cenas de amor, que apesar de deixarem os fãs irados, ajuda a compor o personagem. É um filme sobre um jovem artista em ascensão que resolve voltar ao passado para lidar com os fantasmas de sua infância, as lembranças de um pai alcoólatra que o marcaram tão profundamente, a ponto de virar o que hoje é tratado como depressão.

O filme "Springsteen: Salve-me do Desconhecido", que estreia dia 30 de outubro nos cinemas brasileiros, é um retrato sensível sobre o processo criativo em meio a um turbilhão de emoções negativas. O resultado dessa imersão do cantor é verídica, e faz parte da biografia autorizada escrita por Warren Zanes, que deu origem ao roteiro do filme dirigido por Scott Cooper.

O que não está no livro nem na vida do roqueiro é a relação amorosa com Faye (Odessa Young), uma personagem inventada que sintetiza outras namoradas que "The Boss" teve, mas que serve de suporte para a trama - e com potencial de agradar grandes salas de cinema.

De todo modo, nada no filme é ingênuo, bem pelo contrário. O caráter profundo e existencial é desempenhado com maestria por Jeremy Allen White, o mesmo ator da série O Urso, já acostumado a descer para dramas psicológicos. White se entrega de corpo e alma, tal qual Springsteen, tão visceral quanto. O pai é interpretado por Stephen Graham, de Adolescência, que o próprio Bruce julgou "bem convincente", como declarou em entrevistas.

Mesmo quem não sabe cantar nenhuma música a não ser "Born in the USA" vai entender que é um filme, não um show. A trama gira em torno da composição do álbum "Nebraska", um disco gravado de forma amadora, em uma fita-cassete demo num quarto, enquanto Bruce repassava seu drama pessoal para as estrofes e acordes. Seu empresário, Jon Landau, interpretado por Jeremy Strong (de Succession), foi quem segurou a barra pessoal do artista, e a relação dos dois é mostrada com afeto e respeito. 

Ainda que os fãs-raiz possam torcer o nariz para um aspecto ou outro, Springsteen: Salve-me do Desconhecido é um bom começo para conhecer esse super-astro do rock.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias