Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Maior bloco de Carnaval, Galo da Madrugada reúne mais de 2,5 milhões de foliões

Flickr

A escultura do Galo, imponente, com 32 metros de altura, que pôde ser observada por vários ângulos - Flickr
A escultura do Galo, imponente, com 32 metros de altura, que pôde ser observada por vários ângulos
Por Redação Viva

14/02/2026 | 14h21 ● Atualizado | 14h44

Adriana Del Ré, especial para o VIVA

Recife, 14/02/2026 - Maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada saiu tradicionalmente às 9h deste Sábado de Zé Pereira (14), no Recife, formando uma sequência de seis alegorias e 30 trios elétricos, com concentração no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. Como acontece todos os anos, o evento se estende por cerca de 10 horas, atravessando várias ruas e avenidas da capital pernambucana.

Para esta nova edição do bloco, são esperadas mais de 2,5 milhões de pessoas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja presença no Galo era dúvida até alguns dias atrás, chegou ao camarote reservado às autoridades por volta das 10h, e se encontrou com figuras políticas locais, como o prefeito da cidade, João Campos, e a governadora do Estado, Raquel Lyra, além de artistas como Lenine – que foi o homenageado deste ano no carnaval do Marco Zero.

Acompanhado da primeira-dama Janja, Lula permaneceu no local até por volta das 12h. Após cumprir agenda no Recife, ele parte para Salvador.

Leia também: Desfile do Galo da Madrugada abre o Carnaval do Recife neste sábado

A área dos camarotes fica localizada na região central da cidade, de onde os convidados têm visão privilegiada dos trios – e onde está também concentrada uma parte significativa da multidão que vai ao Galo. A aglomeração de foliões é intensa por ali.

Enquanto isso, o Galo Gigante, seu icônico representante, permaneceu parado e sendo admirado pelos foliões que passavam pela ponte Duarte Coelho, indo ou voltando do percurso dos trios.

A escultura do Galo, imponente, com 32 metros de altura, pôde ser observada por outros ângulos, como por quem preferiu aproveitar a atmosfera carnavalesca deste sábado de uma maneira mais tranquila e confortável, em uma das embarcações que saíram do Catamaran, casa de eventos que fica no Cais Santa Rita, atravessaram um trecho do Rio Capibaribe e estacionaram bem próximo à ponte.

Esses foliões mais low-profile viram pouco da movimentação intensa de trios e multidão. O foco mesmo era observar o Galo Gigante, tirar fotos com ele ao fundo, enquanto se abasteciam de comidinhas e bebidas, alcoólicas ou não. O valor dos ingressos para esse passeio, incluindo café da manhã na base, trajeto de barco até perto da escultura e serviço all inclusive ao longo do dia, variou de R$ 520 a R$ 590 (dependendo do lote).

Houve quem também quisesse acompanhar o bloco longe da multidão, mas sem precisar pagar por isso. A saída foi se posicionar em vias menos cheias, como fez o casal Chakral Peixoto, de 58 anos, e Andrea Spinelly, de 53, que estava na Avenida Floriano Peixoto – de onde saíram alguns trios menores.

“Acompanho o Galo há 40 anos, mas, por causa da Andrea, a gente tem pulado em lugares não tão cheios”, comentou Chakral.

Na mesma avenida, outro casal, Suzana Rodrigues Laureana, de 65, e José Menezes Barbosa, de 66, era constantemente parado por outros foliões para posar para fotos. Existia um motivo. Na verdade, dois: além de muito simpáticos, os dois faziam par vestindo uma indumentária em homenagem às cores da bandeira de Pernambuco, Estado natal deles.

Depois de décadas aproveitando o carnaval de Olinda, cidade vizinha, Suzana passou a ficar no Recife, onde mora, e a curtir o Galo da Madrugada. E lá se vão 12 anos desde essa decisão. Ela gosta da folia, mas prefere andar em locais menos cheios. Assim consegue ver os trios do Galo e conversar. O melhor dos dois mundos para ela: “Dá para interagir mais com as pessoas, além de ser mais seguro.” 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias