Reprodução/Instagram/@miltonbitucanascimento
Por Estadão Conteúdo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 02/10/2025 - Um dos maiores nomes da história da música brasileira, o cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada em reportagem publicada pela revista Piauí.
Em um comunicado à imprensa, Augusto Nascimento, filho do músico confirmou a situação e pediu “respeito e compreensão neste momento”, afirmando que as suas declarações à Piauí seriam as únicas sobre o caso.
Leia também: 60% dos casos de demência no Brasil poderiam ser evitados, diz pesquisa
Os primeiros sinais de alerta surgiram após um período de intensa atividade pública para o artista. Depois de ser homenageado no desfile da escola de samba Portela, na Marquês de Sapucaí, no Rio, e do lançamento do documentário Milton Bituca Nascimento, na programação do Globoplay, Augusto notou mudanças preocupantes no comportamento do pai. Milton apresentava pouco apetite, um olhar frequentemente fixo em um único ponto e um esquecimento fora do comum.
A principal estranheza, no entanto, foi a repetição constante de histórias. Conhecido por passar horas narrando diferentes passagens de sua vasta trajetória, o artista começou a voltar aos mesmos assuntos em questão de minutos. De acordo com a reportagem, em abril, Milton passou por uma série de testes clínicos para avaliar suas funções cognitivas, como atenção, capacidade de cálculo, orientação espacial e linguagem.
O declínio cognitivo foi tão acentuado que o médico do cantor, o clínico geral Weverton Siqueira, expressou sua preocupação, afirmando que, pela primeira vez em uma década, estava assustado com a piora do quadro de Milton. Uma bateria completa de exames foi, então, solicitada.
Leia também: Estudo revela que depressão acelera risco de demência após os 40
Apesar da apreensão, Augusto buscou proporcionar um momento especial para o pai. "Quando vi que o meu pai apresentava uma piora no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos EUA", relatou. A viagem aconteceu em maio, um mês após a consulta.
O diagnóstico final veio semanas após o retorno da aventura norte-americana. Além de um diagnóstico de Parkinson recebido em 2023, Milton Nascimento teve confirmado o quadro de demência por corpos de Lewy (DCL), uma doença associada a depósitos anormais de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro. Esses depósitos, conhecidos como "corpos de Lewy", afetam substâncias químicas cerebrais, podendo levar a problemas de pensamento, movimento, comportamento e humor.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.