O que abre e fecha no Carnaval em SP: veja horários de serviços e parques
Adobe Stock
São Paulo, 13/02/2026 - Durante o período de Carnaval, diversos serviços públicos e privados terão horários alterados em São Paulo. Bancos, repartições públicas e unidades de saúde funcionam em esquema especial, enquanto transporte e parques mantêm operações adaptadas para o período.
Bancos
Os bancos não abrem na segunda nem na terça. O atendimento presencial recomeça na quarta, ao meio-dia. Segundo a Febraban, o sistema de transferências via Pix opera normalmente, mas TEDs e compensações ficam suspensas.
Leia também: Carnaval: Bancos fecham dias 16 e 17 e reabrem dia 18, depois das 12h
Postos de saúde
Na área da saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficam fechadas na segunda e terça e voltam a atender na quarta-feira, a partir das 12h. Permanecem abertos os hospitais municipais, prontos-socorros, AMAs, AMAs Integradas, UPAs e serviços de urgência como Samu (192) e Centro de Controle de Intoxicações.
Transportes
O transporte público opera com ajustes. O Metrô e a CPTM funcionarão em regime especial, com operação 24 horas entre sexta (13) e segunda (16).
Na madrugada de sábado, apenas as estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê abrem para embarque.
No domingo, todas as estações funcionarão para embarque e desembarque, exceto as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que terão apenas transferência.
Os ônibus circulam com frota normal no fim de semana, mas em ritmo reduzido na segunda, terça e quarta-feira. Linhas especiais ligam o Sambódromo do Anhembi às estações de metrô Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê.
Leia também: Aeroportos cheios durante o Carnaval: cuidado com atrasos e comprovantes
Serviços
Os postos da Sabesp permanecem fechados na segunda e terça, com atendimento retomado gradualmente na quarta a partir das 12h. O atendimento remoto continua disponível pelo telefone 0800 055 0195, WhatsApp (11) 3388-8000, aplicativo e site oficial.
As subprefeituras e os postos do Poupatempo não terão expediente na segunda e terça, reabrindo na quarta às 12h, exceto em Cajamar e Embu das Artes, que mantêm feriados municipais.
Os equipamentos municipais Descomplica SP, Telecentros e Fab Lab Livre SP permanecem fechados na segunda e terça-feira, com reabertura na quarta, ao meio-dia.
As unidades do Bom Prato terão horários diferenciados. Na segunda, ficam fechadas as unidades Brás, Campo Limpo, Itaim Paulista, Paraisópolis e outras. Na terça, funcionam as unidades 25 de Março, Limão, Mauá e São Mateus.
Correios e INSS
As agências dos Correios e do INSS não funcionarão nos dois primeiros dias do feriado. O atendimento presencial do INSS retorna na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14h, apenas para quem tiver agendamento. Já os Correios reabrem ao meio-dia do dia 18. Os canais digitais estarão em funcionamento 24 horas por dia.
Leia também: Agências do INSS e Correios vão fechar no Carnaval; veja como se programar
Parques
Os parques municipais permanecem abertos, mas alguns terão portões bloqueados temporariamente devido à passagem de blocos de rua. Entre eles estão os parques Augusta (portões 2 e 3), Independência (portões 13 a 30) e Ibirapuera (portões 1, 2, 8, 9A e 10). Os parques naturais municipais funcionam das 8h às 17h de sábado a terça-feira.
Shoppings
Os shoppings da capital, como Mooca Plaza Shopping, Shopping Campo Limpo, Shopping Santa Cruz, Shopping Villa Lobos e São Bernardo Plaza Shopping, estarão abertos com horários reduzidos na terça, das 14h às 20h.
O Shopping Eldorado também opera em horário reduzido, abrindo às 14h e retomando o funcionamento normal na quarta-feira, a partir das 12h.
A recomendação é que antes de sair de casa o público consulte os sites oficiais ou as redes sociais dos serviços e espaços desejados para confirmar horários de funcionamento durante o feriado.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
