Carnaval: Bancos fecham dias 16 e 17 e reabrem dia 18, depois das 12h
Adobe Stock
09/02/2026 | 14h07
São Paulo, 09/02/2026 - Neste Carnaval os bancos não abrem as portas para atendimento presencial em agências na segunda-feira (16), e terça-feira (17). Durante esses dias de feriado bancário as compensações não serão efetivadas, acrescenta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em comunicado sobre o calendário, incluindo a TED. Já o Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, a operação seguirá normal.
O retorno acontecerá na Quarta-Feira de Cinzas (18), a partir das 12h. O encerramento do expediente, por sua vez, seguirá o horário normal de fechamento das agências.
Leia também: Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Entenda
Nos municípios onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15h, será antecipado o início do expediente, garantindo o mínimo de 3 horas de atendimento presencial.
Contas e boletos que vencem serão pagos quando?
Nas datas sem expediente bancário, a Febraban orienta a utilização de canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas.
Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento nesses dias poderão ser pagos no dia 18 de fevereiro.
A entidade ressalta ainda que sábado não é considerado dia útil e, portanto, não há liquidação financeira.
Leia também: Carnaval é feriado em quais cidades? Veja onde a folga é reconhecida em lei
Para o pagamento de tributos e impostos, com vencimento nos dias 16 e 17, a dica é antecipar o pagamento, para evitar a incidência de juros e multa.
No caso de pagamento de boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, a operação pode ser realizada via DDA (Débito Direto Autorizado).
Leia também: Ano de 2026 terá vários feriados prolongados; confira o calendário
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
