Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Aeroportos cheios durante o Carnaval: cuidado com atrasos e comprovantes

Paulo Pinto/Agência Brasil

A venda de passagens aéreas para o carnaval de São Paulo cresceu 11% em relação ao ano passado, segundo a Embratur - Paulo Pinto/Agência Brasil
A venda de passagens aéreas para o carnaval de São Paulo cresceu 11% em relação ao ano passado, segundo a Embratur
Por Marcel Naves

13/02/2026 | 07h47 ● Atualizado | 08h14

São Paulo, 13/02/2026 -  A venda de passagens aéreas para o carnaval de São Paulo cresceu 11% em relação ao ano passado, segundo a Embratur. No ano passado, foram transportados 129,6 milhões de passageiros, sendo 101,2 milhões somente no mercado doméstico. O total também representa um aumento de 9,4% em relação aos números de 2024.

Os dados  fornecidos pelas concessionárias indicam um crescimento significativo no fluxo de passageiros neste feriado.  Por esta razão  é aconselhável aos viajantes que fiquem  atentos à movimentação nos aeroportos brasileiros.

Leia também: Vai passar o Carnaval fora? Confira o que revisar em casa antes da viagem

Infraero

Os dez aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares devem receber cerca de 120 mil passageiros durante o feriado prolongado de Carnaval, entre os dias 13 e 18 de fevereiro. Ao todo, estão programados 1.020 voos, entre pousos e decolagens, em uma projeção baseada nos dados das companhias aéreas, que aponta um crescimento de 27% na movimentação de passageiros, em comparação com 2025.

A expectativa é que o maior fluxo ocorra na sexta-feira de Carnaval, dia 13, e na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18.

GRU Airport

Com reforço operacional e 463 voos a mais do que no mesmo período de 2025, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, estima receber mais de 1,1milhão de passageiros durante o Carnaval. O volume representa alta de 16,8%.

Para atender a demanda, o aeroporto contará com 5.831 voos programados para a semana de 13 e 20 de fevereiro, o que corresponde a 8,63% a mais do que em 2025.

Aena Congonhas

Em São Paulo, o aeroporto de Congonhas terá 478.134 assentos disponíveis distribuídos em 2.836 voos durante o período do Carnaval, o que representa um crescimento de 12% na oferta, de acordo com a Aena Brasil. Os principais destinos a partir da capital paulista incluem Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Brasília e Recife.

No mercado doméstico,  os destinos com maior oferta de voos a partir de Guarulhos são  Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre. No segmento internacional, as rotas com maior incremento concentram-se na América do Sul, com destaque para Santiago, Buenos Aires, Bogotá, Lima e Assunção.

Outros aeroportos da Aena

A operadora aeroportuária Aena trabalha  com uma oferta de 909.726 assentos entre os dias 13 e 18 de fevereiro. No período que vai de sexta-feira até a Quarta-Feira de Cinzas, os números são 11% s uperiores aos registrados em 2025, somando os 17 aeroportos geridos pela concessionária.

São eles: Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS).

O aeroporto internacional do Recife contará com 206.052 assentos disponíveis e 1.259 operações programadas, um aumento de 8% em relação ao Carnaval anterior.

De acordo com a Aena Brasil, as rotas com maior volume de voos ligam a capital pernambucana a Guarulhos, Congonhas, Galeão, Brasília, Viracopos, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Fernando de Noronha.

Leia também: Vai viajar no Carnaval? Veja como verificar se sua agência é regularizada

NOA

Sob a gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), os aeroportos internacionais de Belém (PA) e de Macapá (AP) esperam fluxo intenso de viajantes no feriado prolongado de Carnaval. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a expectativa é de que mais de 66 mil passageiros sejam atendidos em embarques, conexões e desembarques nos 525 voos comerciais programados para os dois terminais aeroportuários.

Salvador Bahia Airport

O aeroporto da capital baiana irá  receber a maior concentração de passageiros no Carnaval desde 2018, segundo a concessionária Salvador Bahia Airport. Entre os dias 11 e 22 de fevereiro, o aeroporto da capital baiana terá 365.000 assentos para atender o fluxo de visitantes, um crescimento de 19% em comparação com o mesmo período de 2025.

Neste ano, estão previstos 335.000 assentos domésticos, um crescimento de 18% em relação a oferta de assentos em 2025, sendo São Paulo o principal destino para chegadas e partidas.

Os números são impulsionados pela ampliação de assentos nas operações de companhias aéreas como Gol Linhas Aéreas, que registrou um aumento de 30% na oferta, e Latam Airlines, com crescimento de 13%. Haverá ainda 30.000 assentos em voos internacionais, um crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia também: Vai maratonar nos blocos? Especialistas orientam cuidados com coração e saúde vascular

Fortaleza

Entre 13 e 18 de fevereiro, segundo a Fraport Brasil, o aeroporto de Fortaleza projeta movimentar 100.000 passageiros em 572 voos regulares, além de cinquenta voos extras, totalizando 622 operações. Os principais destinos incluem Guarulhos, Galeão, Congonhas e Recife.

Rio de Janeiro

No Rio, o aeroporto do Galeão deve receber cerca de 599.000 passageiros entre 13 e 22 de fevereiro de 2026, considerando embarques e desembarques. Desse total, 238.800 devem utilizar voos internacionais, enquanto 361.000 passageiros são esperados em operações domésticas, de acordo com dados da concessionária RIOgaleão.

Já no Santos Dumont, a estimativa é de 110.900 passageiros em 906 voos, representando um crescimento de 27% em comparação com 2025, segundo a Infraero.

Cuidados a serem tomados

1- Atenção para conexões

Comprar passagens com antecedência pois em períodos de alta demanda, como o Carnaval, os preços tendem a subir consideravelmente e a oferta de voos diminui. Sempre que possível, opte por voos diretos, reduzindo o risco de atrasos decorrentes de conexões.

2- Evite os horários de maior movimento

A maior concentração de passageiros ocorre nos dias imediatamente anteriores ao início do Carnaval e no retorno após o período de recesso. Escolher horários alternativos pode diminuir inúmeros contratempos.

3- Chegue com antecedência

A recomendação é chegar no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência para voos domésticos e 3 horas para voos internacionais, considerando filas de check-in, inspeções de segurança e controle migratório.

4- Esteja preparado para atrasos ou cancelamentos

Durante o Carnaval, interrupções de voos ocorrem com maior frequência devido ao volume de operações. Conhecer os direitos dos passageiros facilita a tomada de decisões.

Leia também: Uber oferece desconto para incentivar doação de sangue durante o Carnaval

5- Questione o motivo do atraso ou cancelamento

Quando a responsabilidade é da companhia aérea, como em casos de falhas técnicas, manutenções ou indisponibilidade de tripulação, o passageiro pode ter direito à compensação. Situações excepcionais, como condições climáticas, por exemplo, podem isentar a empresa do pagamento de indenização.

6- Documentos de viagem

Cartão de embarque, comprovantes de compra e comunicações trocadas com a companhia aérea são essenciais para comprovar a relação com o voo e eventuais irregularidades.

7- Guarde comprovantes

Fotos do painel de embarque, mensagens da companhia aérea e recibos referentes aos gastos adicionais com alimentação, hospedagem ou transporte ajudam a validar uma eventual reclamação e podem ser utilizados para solicitar reembolsos ou reparações.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias