Oscar: saiba quem são os ganhadores mais velhos da premiação
Reprodução / Instagram
06/02/2026 | 13h22
São Paulo, 06/02/2026 - O cineasta James Ivory é o ganhador mais velho do Oscar, atualmente. Ele recebeu a estatueta quando tinha 89 anos, por Melhor Roteiro Adaptado pelo filme Call Me By Your Name (Me Chame Pelo Seu Nome, em português). De quatro indicações, essa foi a única categoria que o filme venceu, estrelando Timothée Chalamet, que em 2026 concorre a Melhor Ator.
Ivory foi premiado em 2018, superando Ennio Morricone, que ganhou a estatueta em 2016 aos 87 anos com a Melhor Trilha Sonora por "Os oito odiados".
Leia também: Oscar: veja onde assistir aos indicados e aos concorrentes de O Agente Secreto
Já o ator mais velho a receber um Oscar foi Anthony Hopkins, em 2021. Ele ganhou como Melhor Ator aos 83 anos, pelo filme Meu Pai, aclamado pela crítica que levou um total de seis prêmios na noite. Ele também foi premiado como Melhor Ator por O Silêncio dos Inocentes, na cerimônia de 1992. Hoje o ator tem 88 anos e, em 2025, lançou um livro de memória intitulado Correu Bem, Miúdo.
A mulher mais velha foi Jessica Tandy, em 1990. Ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz aos 80 anos por sua atuação como Daisy Werthan em Conduzindo Miss Daisy. Mesmo que já fosse considerada lendária no teatro, ela só alcançou sucesso em Hollywood depois dos 75 anos. No Oscar, ela já havia recebido outra indicação como Melhor Atriz Coadjuvante em 1992 pelo clássico Tomates Verdes Fritos. Poucos anos depois de ganhar a estatueta, Tandy morreu em casa.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
