Cultura e Lazer

Peça de Aguinaldo Silva estreia em São Paulo, com Luiza Tomé

Rafa Marques

A peça ‘A Vida Começa aos 60’, com Luiza Tomé e Julio Rocha, estreia neste sábado em SP - Rafa Marques
A peça ‘A Vida Começa aos 60’, com Luiza Tomé e Julio Rocha, estreia neste sábado em SP
Por Alessandra Taraborelli [email protected]

Publicado em 11/04/2025, às 15h03

São Paulo, 11/04/2025 - A peça “A Vida Começa aos 60”, que estreia neste sábado, 12 de abril, em São Paulo, é estrelada por Luiza Tomé e Julio Rocha. O Viva foi convidado para assistir ao ensaio aberto, na semana passada, e conversou com o elenco. Luiza Tomé ressalta que o assunto etarismo é muito importante e ainda pouco abordado, e que é necessário promover a conscientização sobre a discriminação baseada na idade.

Temos que criar uma sociedade mais inclusiva, onde profissionais sejam valorizados, independente da sua idade. Nós precisamos combater o etarismo.”

Com direção de Maciel Silva e adaptação de Virgílio Silva, a peça conta a história de Lourdes, que passa a questionar os valores e estigmas que a sociedade impõe aos mais velhos, especialmente quando se trata de relacionamentos. Amaro, o protagonista masculino, reacende em Lourdes o sentimento de ser desejada.

O que se segue é uma jornada de autodescoberta, onde os dois personagens, através de suas fragilidades e forças, demonstram que o amor não tem prazo de validade e que nunca é tarde para se apaixonar, namorar ou casar.

O roteiro foi adaptado de um texto de Aguinaldo Silva, escrito na década de 80, quando o autor já se indignava com os idosos da época, que assumiam muito cedo a condição de velhos.

Na sociedade contemporânea, onde as gerações mais velhas estão cada vez mais ativas, engajadas e com novos desejos, a peça busca quebrar estigmas e preconceitos, celebrando o direito de sentir e viver o amor com intensidade, sem medo do julgamento.

Sobre sua personagem, Luiza diz que o grande desafio foi encarar os questionamentos que ela vive no dia a dia. “Ela tem a mesma idade que eu (63 anos) e aborda vários conflitos que eu, Luiza, passo hoje em dia. Solidão? Sim, sou solitária para caramba. Como está o relacionamento da Luiza? Está difícil, porque a gente fica mais exigente, está difícil se relacionar. Essa personagem, com essas questões, está me fazendo parar para pensar no que eu quero para minha vida, para o meu futuro. É puxado, muitas reflexões...”, desabafa.

Na trama, Lourdes foi casada por 30 anos com um único homem e ficou viúva. O filho se casou e foi morar em outra cidade. Ela é uma mulher solitária, que não trabalha, mas vive de renda, e tem uma única amiga. “Essa personagem vem mostrar exatamente isso, a luta dela para sair dessa solidão, dessa falta de amor. Ela vai à luta pelo amor da vida dela, por um lugar melhor nesse mundo”, revela.

A atriz, que já trabalhou com Aguinaldo Silva, afirma que os textos do autor são fáceis de estudar, por serem "muito bem escritos". “Eu tenho uma gratidão enorme ao Aguinaldo. Sem ele, eu acho que não existiria Luiza Tomé”. Ela também ressalta a criatividade do diretor. “A direção do Maciel é maravilhosa. Ele dirigiu esse espetáculo com muita criatividade e inteligência. Sou suspeita para falar, mas eu recomendo", brinca.

Serviço

Peça "A Vida Começa aos 60"

Texto: Aguinaldo Silva

Adaptação: Virgílio Silva

Direção: Maciel Silva

Elenco: Luiza Tomé, Julio Rocha, Glaura Lacerda, Natália Amaral, Tomás Vasconcelos, Xico Garcia

Elenco de Apoio: Welligtton Firmino

Temporada: de 12 de abril a 11 de maio. Sábados, às 20h, e domingos, às 18h.

Casa de Artes: Rua Major Sartório 476 – Vila Buarque – São Paulo

Palavras-chave 60+ casal estreia teatro viuvez

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias