Foto: Reprodução
Por Beatriz Duranzi
[email protected]A publicidade tem o poder de transformar produtos em ícones culturais, fixando frases, imagens e personagens em nossa memória por décadas. Confira abaixo cinco campanhas que, por sua criatividade, impacto ou viralidade, se tornaram clássicos da história da propaganda, e ainda hoje são lembradas como referências no marketing.
Criado pela agência DPZ, dirigido por Washington Olivetto, o personagem interpretado por Carlos Moreno estrelou mais de 330 comerciais, tornando-se a campanha de maior duração da TV brasileira. O "Garoto Bombril" se tornou sinônimo da marca, graças à repetição e identificação com o cuidado doméstico.
Assista:
Produzido pela W/Brasil, o vídeo usa a imagem de Hitler para desconstruir a lógica de "verdades absolutas" e reforçar a credibilidade do jornal.
Prêmio Leão de Ouro em Cannes, é lembrado pela narrativa provocativa e criatividade conceitual.
Assista:
Com humor irreverente, comparou pôneis divertidos aos “cavalos” (potência real do carro); viralizou nas redes e aumentou as vendas em 80%. Viralizou globalmente, foi o vídeo mais visto do YouTube na semana e gerou memes e ciclo de compartilhamentos.
Assista:
Criado pela Talent, o bordão expressa a ideia de que nem tudo se compara à marca, virou ditado popular para qualquer situação menos ideal.
Assista:
Estrelado por Jean-Claude Van Damme fazendo um espacate invertido entre caminhões Volvo, o anúncio impressionou pela ousadia e cinematografia, reforçando a estabilidade dos veículos.
Assista:
Essas seis propagandas mostram que uma campanha pode ir muito além da venda, ela pode criar identidade, viralizar e entrar para a história. De heróis domésticos a cowboys emblemáticos, pôneis cantores e astros de ação, cada uma deixou sua marca no marketing mundial.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.