5 propagandas clássicas que grudaram na memória e entraram para a história

Foto: Reprodução

A publicidade tem o poder de transformar produtos em ícones culturais - Foto: Reprodução
A publicidade tem o poder de transformar produtos em ícones culturais

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 16/06/2025, às 08h06

A publicidade tem o poder de transformar produtos em ícones culturais, fixando frases, imagens e personagens em nossa memória por décadas. Confira abaixo cinco campanhas que, por sua criatividade, impacto ou viralidade, se tornaram clássicos da história da propaganda, e ainda hoje são lembradas como referências no marketing.

1. Garoto Bombril (1978–2006)

Criado pela agência DPZ, dirigido por Washington Olivetto, o personagem interpretado por Carlos Moreno estrelou mais de 330 comerciais, tornando-se a campanha de maior duração da TV brasileira. O "Garoto Bombril" se tornou sinônimo da marca, graças à repetição e identificação com o cuidado doméstico.

Assista: 

2. Comercial “Hitler” – Folha de S.Paulo (1987)

Produzido pela W/Brasil, o vídeo usa a imagem de Hitler para desconstruir a lógica de "verdades absolutas" e reforçar a credibilidade do jornal. 

Prêmio Leão de Ouro em Cannes, é lembrado pela narrativa provocativa e criatividade conceitual.

Assista:

3. Pôneis Malditos – Nissan Frontier (2011)

Com humor irreverente, comparou pôneis divertidos aos “cavalos” (potência real do carro); viralizou nas redes e aumentou as vendas em 80%. Viralizou globalmente, foi o vídeo mais visto do YouTube na semana e gerou memes e ciclo de compartilhamentos.

Assista:

4. “Não é assim uma Brastemp” (1996)

Criado pela Talent, o bordão expressa a ideia de que nem tudo se compara à marca, virou ditado popular para qualquer situação menos ideal.

Assista:

5. Volvo – Van Damme (2013)

Estrelado por Jean-Claude Van Damme fazendo um espacate invertido entre caminhões Volvo, o anúncio impressionou pela ousadia e cinematografia, reforçando a estabilidade dos veículos.

Assista:

Essas seis propagandas mostram que uma campanha pode ir muito além da venda, ela pode criar identidade, viralizar e entrar para a história. De heróis domésticos a cowboys emblemáticos, pôneis cantores e astros de ação, cada uma deixou sua marca no marketing mundial.

Palavras-chave clássicos lista propagandas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias