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Por Felipe Cavalheiro
[email protected]O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) relatou, na 9ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, que 48% dos pequenos empreendedores investe em propaganda online. E quanto aos canais de venda, 72% afirmaram utilizar as redes sociais.
Com esta tendência crescente entre os empreendimentos de desbravar o mundo digital, confira algumas ferramentas para promover o seu negócio na internet.
Esta plataforma do Google é uma das formas mais simples e diretas de anunciar online, divulgando a sua marca quando alguém busca no navegador uma palavra-chave com a qual você cadastrou a sua marca.
O Google usa um sistema de pagamento por clique, ou seja, você só vai pagar a plataforma quando as pessoas entrarem em seu anúncio. Para determinar quais palavras-chave estarão ligadas aos seus produtos, a empresa faz uma espécie de leilão, onde o comprador informa o quanto está disposto a pagar por clique e quais as palavras-chave desejadas.
Para ter a melhor eficiência tanto no leilão quanto na conversão de cliques, é ideal escolher com cuidado as palavras vinculadas. Por sorte, o próprio Google oferece um suporte neste sentido, o Planejador de Palavras-Chave.
Além das palavras-chave, você pode selecionar várias personalizações dos seus anúncios, como em quais dispositivos ele vai aparecer, ou para qual público alvo. É ideal ter todas essas informações, além do orçamento para a publicidade, quando for anunciar no Google Ads.
Ter o seu próprio e-commerce, com o controle total do processo de venda, pode ser bom; mas aumenta a preocupação com detalhes logísticos, que poderiam estar sobre o cuidado de um marketplace.
Sejam empresas brasileiras, como Mercado Livre e Magazine Luiza, ou estrangeiras como Amazon e Shopee, os marketplaces permitem que diversas lojas vendam dentro de seu site, garantindo o processo de hospedagem e pagamento, sendo ideal para pequenos negócios. A Amazon inclusive possui o FBA, que aproveita a própria estrutura e cuida também da entrega.
O ponto mais importante a se pensar é escolher em qual marketplace vincular seu negócio. Considere primeiro o público alvo e onde ele tem o costume de comprar. Outro ponto de atenção é a taxa cobrada do vendedor, que pode variar de 10% a 20%.
Com o aumento de vendas, é possível expandir para uma estratégia multi-canal, vendendo tanto em uma loja própria quanto em um ou mais marketplaces.
Quase três quartos das empresas vendem nas redes sociais. Aqui a estratégia é entender as vantagens de cada rede. O Facebook, por exemplo, possui grupos específicos para vendas. Já o Instagram permite perfis de empresa, com grande apelo visual e a possibilidade de vincular propagandas temporárias nos stories. Por sua vez, o WhatsApp Business estabelece um contato com o cliente, podendo ser usado para responder dúvidas e dar suporte. As três marcas, pertencentes à Meta, oferecem o gerenciamento através da Meta for Business.
O LinkedIn já é conhecido para o mercado de trabalho, e é referência especialmente nas parcerias entre empresas, na busca de vendas para outros executivos e na construção de imagem da marca. Além de um bom perfil para a empresa, as postagens podem entregar um conteúdo de interesse mais aprofundado, com o Marketing de Conteúdo.
Muitas vezes a propaganda por si não interessa o consumidor. Neste caso, ele pode estar interessado em conteúdo e informação. A estratégia do Marketing de Conteúdo é entregar algo de relevante ao público-alvo, como um vídeo ou texto sobre o setor do seu negócio, que aprofunde o tema ao mesmo tempo que vende sua marca.
Além de posts nas redes sociais, o blog já é tradicional na internet, e nunca sai de moda. Segundo uma pesquisa da Hubspot, as empresas que possuem blogs, recebem 97% mais links de entrada. Como exemplo, muitas empresas de saúde possuem textos explicando algumas doenças ou sintomas, enquanto negócios de tecnologia podem ter tutoriais de aplicativos, e marcas do setor alimentício divulgam receitas.
O vital é sempre alinhar a mensagem do texto com a mensagem da marca, sem comprometer o conteúdo. No final, adicionar um “Chamado a Ação”, como “clique aqui para conferir nossos produtos”, e escolher um serviço que case com o tema do texto aumenta a conversão de leitores em clientes. Lembre-se também de usar práticas de Search Engine Optimization (SEO), como títulos com no máximo 70 caracteres e parágrafos curtos, que melhoram a visibilidade nos buscadores.
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