Foto: Adobe Stock
Por Beatriz Duranzi
[email protected]São Paulo, 24/06/2025 - O dia 24 de junho é celebrado como o Dia de São João Batista, pois marca o nascimento de João, reconhecido pela Igreja Católica como precursor de Jesus Cristo. É um dos poucos santos cujas festas comemoram o nascimento, não, a morte (que ocorre em 29 de agosto).
A festa de São João surge na Idade Média, quando a Igreja Católica cristianizou celebrações pagãs associadas ao solstício de verão no hemisfério norte (meados de junho). O culto a Adônis, em 24 de junho, celebrava o renascimento e a fertilidade, tradição que foi absorvida e reinterpretada pela Igreja.
Introduzidas com a colonização portuguesa no século XVI, as festas juninas chegaram com missões jesuíticas e ganharam força com a cultura indígena local. Já no século XVI, nas aldeias da Bahia, indígenas pulavam fogueiras, reforçando a fusão de tradições.
As festas de São João no Brasil são marcadas por uma rica variedade de elementos culturais:
No Nordeste, a festa assume tom religioso-cultural, celebrando também as colheitas e agradecendo pela chuva que favorece a agricultura.
As grandes festas de São João no Brasil incluem Caruaru (PE), Campina Grande (PB), diversas cidades de Sergipe, Bahia, Maranhão e outras.
São João é considerado o “santo festeiro” por seu caráter alegre e comunitário. Representa luz, anúncio e renovação, elementos celebrados com fogueiras, danças e alegria popular.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.