Cultura e Lazer

"Toys in the Attic", de Aerosmith, completa 50 anos; relembre as 10 músicas mais famosas

Foto: Envato Elements

Em abril de 1975, nascia “Toys in the Attic”, o terceiro álbum de estúdio da banda liderada por Steven Tyler, que este mês celebra 50 anos de influência e sucesso - Foto: Envato Elements
Em abril de 1975, nascia “Toys in the Attic”, o terceiro álbum de estúdio da banda liderada por Steven Tyler, que este mês celebra 50 anos de influência e sucesso

Por Gabrielly Bento

[email protected]
Publicado em 08/04/2025, às 18h10

Há cinco décadas, o Aerosmith lançava aquele que se tornaria um marco definitivo de sua carreira e um divisor de águas no rock norte-americano. Em abril de 1975, nascia “Toys in the Attic”, o terceiro álbum de estúdio da banda liderada por Steven Tyler, que este mês celebra 50 anos de influência e sucesso.

Até então, o grupo ainda buscava consolidar seu espaço em meio à concorrência feroz do rock dos anos 70, tentando se firmar como o equivalente norte-americano dos gigantes britânicos Rolling Stones e Led Zeppelin. Após uma estreia promissora em 1973 e um segundo disco com recepção morna, foi com “Toys in the Attic” que o Aerosmith encontrou sua identidade sonora — potente, provocadora e cativante.

O álbum não apenas subiu rapidamente nas paradas, alcançando a 11ª posição na Billboard, como também vendeu mais de 500 mil cópias poucos meses após o lançamento.

Produzido por Jack Douglas, o disco apresentou uma sonoridade mais densa, coesa e sofisticada, marcada pela voz de Tyler e pelas guitarras de Joe Perry e Brad Whitford. Tudo isso ancorado pelo baixo firme de Tom Hamilton e a bateria de Joey Kramer.

Combinando letras provocativas e riffs envolventes, “Toys in the Attic” ajudou a moldar o caminho de bandas que surgiriam anos depois, como Guns N’ Roses, Mötley Crüe e Metallica. Além disso, firmou o Aerosmith como uma referência do rock de arena nos Estados Unidos, conquistando fãs em regiões industriais e palcos lotados pelo país.

Para celebrar os 50 anos desse álbum, confira as 10 faixas mais marcantes de “Toys in the Attic” — um disco que ainda ecoa com força nos amplificadores do tempo:

As 10 músicas mais memoráveis de Toys in the Attic:

  • 1. Toys in the Attic
  • 2. Sweet Emotion
  • 3. Walk This Way
  • 4. Uncle Salty
  • 5. Adam's Apple
  • 6. Big Ten Inch Record
  • 7. No More No More
  • 8. Round and Round
  • 9. You See Me Crying
  • 10. Walk This Way (versão estendida ao vivo)

Ouça no Spotify

Cinco décadas após seu lançamento, “Toys in the Attic” continua sendo um marco do rock mundial. Mais do que um sucesso comercial, o disco é uma cápsula sonora de uma época em que o Aerosmith deixava de ser promessa para se tornar lenda. E hoje, com mais de 86 milhões de álbuns vendidos apenas nos Estados Unidos — superando inclusive os Rolling Stones —, fica claro que a banda guarda muitas histórias.

Palavras-chave Aerosmith banda música rock

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias