Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Visitar o Louvre sem sair de casa? Confira 9 versões virtuais de museus do mundo

Foto: Divulgação

Com apenas um smartphone ou computador, é possível explorar acervos completos de museus renomados - Foto: Divulgação
Com apenas um smartphone ou computador, é possível explorar acervos completos de museus renomados

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 20/10/2025, às 19h22

São Paulo, 20/10/2025 - O recente roubo de joias de valor inestimável no museu francês Louvre reacendeu o olhar sobre a vulnerabilidade das instituições culturais, e, ao mesmo tempo, reforçou outro aspecto: a possibilidade de visitar museus do mundo inteiro de forma virtual, segura e acessível.

Com apenas um smartphone ou computador, é possível explorar corredores históricos, obras icônicas e acervos completos de museus renomados, sem enfrentar filas, multidões ou até mesmo riscos físicos. 

A seguir, selecionamos nove museus incríveis que oferecem tours online completos, para você “viajar” do seu sofá.

Leia também: 10 museus importantes para visitar durante o feriado, em várias cidades do Brasil

1. Musée du Louvre, Paris — França

E, falando nele, o Louvre, em Paris, é um dos museus mais emblemáticos do mundo, cenário não apenas de grandes obras de arte, mas também de histórias dramáticas de furtos e segurança reforçada. 

No site oficial do museu você encontra uma visita virtual remodelada, com acesso em alta resolução às obras, corredores amplos e sem a aglomeração típica das visitas presenciais. Disponível em várias línguas, o tour foi pensado para tablets e smartphones.

Acesse o tour virtual clicando aqui

2. Metropolitan  Museum of Art (The Met), Nova York — EUA

O Met, em Nova York, é um dos museus mais completos que se pode visitar online. São vídeos em 360°, mapas interativos, textos, fotos e bastidores que permitem percorrer o museu “como se estivesse lá”. Também disponível via Google Arts & Culture, na modalidade estilo “street view de arte”.

Acesse o tour virtual clicando aqui

3. Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México — México

Considerado o coração cultural da Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia é um dos mais impressionantes da América Latina. 

Entre as peças mais emblemáticas está a monumental Pedra do Sol, o famoso calendário asteca, além de esculturas e artefatos de Teotihuacán. 

Para quem não pode estar lá pessoalmente, o museu oferece uma visita virtual detalhada em seu site e também no Google Arts & Culture, que permite explorar seus salões e galerias em 360º. O tour online está disponível em inglês e espanhol.

Acesse o tour virtual clicando aqui.

4. Pinacoteca  do Estado de São Paulo, São Paulo — Brasil

Localizado em um belo edifício do século XIX, a Pinacoteca de São Paulo oferece acesso remoto ao seu acervo de mais de 9.000 obras, com destaque para artistas brasileiros do século XIX e XX. Há tours por corredores via Google Arts & Culture, e o site oferece versões em português, inglês e espanhol.

Acesse o tour virtual clicando aqui.

Leia também: Pinacoteca de SP tem entrada gratuita aos domingos; veja como aproveitar

5. Museu  Casa de Anne Frank, Amsterdã — Países Baixos

Na capital holandesa, esse museu traz uma experiência forte e educativa. É possível assistir a vídeos sobre a vida de Anne Frank, visitar virtualmente o anexo onde ela e familiares se esconderam durante a Segunda Guerra Mundial e até usar a sessão de realidade virtual, incluindo versão em português.

Acesse o tour virtual clicando aqui.

6. National Air and Speace Museum, Washington D.C. — EUA

Para quem ama tecnologia e voo, esse museu é um prato cheio. Com um acervo que vai desde os irmãos Wright até módulos lunares reais, o tour online conta com jogos interativos, vídeos, fotos de alta qualidade e textos detalhados, disponível em várias línguas, incluindo português.

Acesse o tour virtual clicando aqui.

7. Museu de Arte de São Paulo  (MASP), São Paulo — Brasil

Ícone cultural na Avenida Paulista, o MASP permite que se explore seu acervo robusto, de Portinari a Van Gogh, por meio da internet. O passeio pelos corredores pode ser feito virtualmente via Google Arts & Culture com interface em português e inglês.

Acesse o tour virtual clicando aqui.

Leia também: 5 museus gratuitos no Rio de Janeiro: onde aproveitar cultura sem gastar nada

8. Museu d’Orsay, Paris — França

Instalado em uma antiga estação ferroviária com arquitetura deslumbrante, o Museu d’Orsay é um verdadeiro mergulho na arte do século XIX e início do XX. 

A experiência virtual, disponível no Google Arts & Culture, permite passear pelos corredores do museu e observar de perto pinturas icônicas e esculturas marcantes. Há também vídeos educativos e conteúdos interativos em várias línguas, incluindo francês, inglês, espanhol, alemão e italiano.

Acesse o tour virtual clicando aqui.

9. The British Museum, Londres — Inglaterra

Com um acervo que ultrapassa seis milhões de peças, o British Museum é um verdadeiro arquivo da história da humanidade. 

A visita virtual é uma ótima alternativa para quem deseja explorar o museu sem sair de casa: pelo site oficial e pelo Google Arts & Culture, é possível percorrer digitalmente os salões, acessar informações detalhadas sobre as obras e assistir a exposições online. 

O tour está disponível em inglês e oferece uma imersão completa na cultura global preservada em Londres.

Acesse o tour virtual clicando aqui.

Dicas para aproveitar melhor o tour virtual

  • Use fones de ouvido e preferencialmente tela grande (tablet ou computador) para apreciar detalhes.
  • Explore os menus de 360° ou “pisar virtualmente” nos espaços.
  • Busque versões multilingues se quiser aprimorar o aprendizado (ex: português, inglês, espanhol).
  • Salve ou capture obras que preferir para revisitar depois.
  • Combine a visita virtual com leituras ou vídeos para contextualizar ainda mais o que vem pela frente.

A arte, afinal, não precisa de passaporte, basta um clique para entrar em alguns dos maiores museus do mundo.

Palavras-chave museus tecnologia visitas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias