19% dos brasileiros desistem de comprar viagem online após cartão recusado

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Na média global, 17% dos viajantes já tiveram o cartão recusado ao comprar passagens , ou cerca de US$ 117 bilhões de transações em risco - Envato
Na média global, 17% dos viajantes já tiveram o cartão recusado ao comprar passagens , ou cerca de US$ 117 bilhões de transações em risco

Por Felipe Cavalheiro*

redacao@viva.com.br
Publicado em 07/10/2025, às 09h12

São Paulo, 07/10/2025 - No Brasil, 19% dos viajantes brasileiros abandonam a compra online de viagens imediatamente se o seu cartão for recusado. Esse índice de abandono é maior do que a média global, de 5%. Se não encontrarem seu método de pagamento preferido, 65% dos brasileiros também têm alta propensão a abandonar as compras, refletindo as altas expectativas moldadas pela experiência de pagamento instantâneo e integrada do Pix.

O comportamento de pagamentos do brasileiro no setor de viagens foi identificado no levantamento "O momento decisivo da conversão: De que forma pagamentos simples e ágeis transformam a receita de viajantes globais", realizado pela fintech Nuvei em parceria com a consultoria internacional Edgar, Dunn & Company (EDC). 

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Propensão a abandonar o carrinho

Além do Brasil, foram considerados: Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Espanha, cada um por suas particularidades nos métodos de pagamento.

Na etapa de pagamento, 20% dos brasileiros enfrentam recusas de cartão, enquanto no Reino Unido a taxa de recusa representa 13%. Na média global, 17% dos viajantes já tiveram o cartão recusado ao comprar passagens – o que representa até US$ 117 bilhões de transações em risco.

Entre os cinco mercados pesquisados, o brasileiro é o mais propenso a abandonar o carrinho ao enfrentar uma recusa de pagamento: 19% não compram e 2% recorrem à concorrência.

Esse comportamento, avalia o estudo, é amplamente influenciado pela adoção do Pix, uma vez que o sistema elevou as expectativas do consumidor, ao oferecer uma experiência sem atritos, sem etapas de autenticação e com confirmação instantânea. 

Método preferido

No caso de ter o seu cartão recusado durante uma reserva de viagem online, a maioria dos brasileiros (79%) tenta continuar a transação com o mesmo método de pagamento em um momento diferente, 14% comprariam de outro website e 2% não comprariam.

No caso de ter o seu cartão recusado durante uma reserva de viagem online, na média dos países participantes da pesquisa, 82% dos viajantes tentariam novamente com outra opção de pagamento, enquanto 13% comprariam em outro site e 5% não concluiriam a compra.

No Brasil, o sistema instantâneo local (Pix) aparece como o segundo método mais popular de pagamento, indicado por 71% dos consumidores. Na Espanha, por exemplo, o sistema instantâneo de pagamento local (Bizum) também é o segundo método de preferência, mas com apenas 23%.

Ao contrário do varejo, onde uma falha no pagamento pode levar o cliente a tentar novamente no dia seguinte, no setor de viagens uma transação malsucedida muitas vezes encerra o relacionamento por completo.

Diante de todos os números, o executivo afirma que os pagamentos estão entre as principais fronteiras competitivas do setor de viagens. Dessa forma, reduzir entraves na jornada de compra durante no processo de pagamento, pode garantir conquista de mais clientes para as empresas, segundo o estudo.

Pagamento com milhas

“Você prefere pagar parte do valor total com o seu cartão de crédito e o restante com milhas de passageiro ou outros métodos de pagamento?” Nada menos do que 93% dos brasileiros responderam “sim” a essa pergunta. O porcentual é significativamente maior em relação à média dos países pesquisados, de 75% de adesão a essa forma de pagamento.

Em Hong Kong, por exemplo, 55% dos viajantes preferem dividir o pagamento, parte em cartão e parte em milhas ou outro método. Apesar desses indicadores, apenas 22% das plataformas oferecem a possibilidade de parcelamento.

Ainda segundo a pesquisa, o método campeão de preferência para pagamento de viagens é o cartão de crédito, que varia de 72% (Reino Unido e Hong Kong) a 77% (Brasil e Espanha) e 79% nos Estados Unidos.

* Estagiário sob supervisão de Cláudio  Marques.

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