São Paulo, 21/10/2025 - A bolsa brasileira, B3, anunciou nesta terça-feira o lançamento do Índice Futuro de Ouro B3, IFGOLD B3, que acompanhará diariamente o desempenho dos contratos futuros do metal. Na semana passada, a
cotação internacional do ouro atingiu US$ 4.300 a onça troy (31,1 gramas) pela primeira vez na história, diante da maior percepção de risco dos investidores americanos, diante das tensões comerciais com a China e do chamado "shutdown" - a paralisação dos serviços do governo em razão da não aprovação de um projeto orçamentário para estender o financiamento federal.
Pensado para atender à crescente demanda de investidores institucionais e pessoas físicas, o índice acompanhará o desempenho de uma carteira teórica composta pelo primeiro vencimento do contrato futuro de Ouro.
De acordo com Hênio Scheidt, gerente de Produtos na B3, entre os critérios para a composição do indicador estão a escolha dos contratos com maior liquidez e a renovação automática dos contratos antes do vencimento, para garantir que o índice reflita com precisão o mercado de futuros de ouro.
Este é o 12º indicador lançado pela B3 neste ano e chega em um cenário de crescente interesse pelo contrato futuro desse metal precioso, que foi lançado em julho deste ano. “Isso facilita que investidores de varejo tenham mais uma opção de acesso à variação do metal, de forma rápida e fácil”, conta Scheidt.
A metodologia completa e o valor do índice poderão ser consultados no site da
B3.